SERTÃO

Conheça a terra que une João Gomes e Luiz Gonzaga

Uma pequena cidade do Sertão de Pernambuco teve o nome gravado na história da música por dois grandes nomes do forró.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 01/10/2021 às 15:47 | Atualizado em 01/10/2021 às 17:04
Notícia
X

O que João Gomes e Luiz Gonzaga tem em comum? Uma pacata cidade de menos de 20 mil habitantes, no Sertão de Pernambuco, a 542 quilômetros do Recife! Serrita tem seu nome marcado no Brasil devido ao forró, por dois ícones do gênero (o primeiro foi o seu maior representante e o segundo é o mais novo fenômeno).

Foto: Memorial Luiz Gonzaga/Divulgação
Instituto busca matrizes culturais do gênero sem descartar narrativas - Foto: Memorial Luiz Gonzaga/Divulgação

Em 1963, Luiz Gonzaga, o eterno Rei do Baião, gravou a música “A morte do vaqueiro” para lembrar seu primo Raimundo Jacó, assassinado no dia 8 de julho de 1954, em Serrita. Sete anos depois de lançar a música, como mais uma forma de homenagear a morte do parente, Gonzaga criou, junto com o padre João Câncio, a Missa do Vaqueiro, na cidade. O evento, que este ano completou 51 anos, é uma das mais belas e tradicionais festas do sertão nordestino e principal marco do turismo na cidade.

 

Reprodução/Instagram
VAI GRAVAR DVD NOVO. O pernambucano João Gomes viu seu clipe conquistar a milhões de acessos - Reprodução/Instagram

O segundo representante do forró que escreveu o nome de Serrita no cenário da música nacional foi João Gomes. Ele nasceu na cidade sertaneja no dia 31 de julho de 2002. Ainda criança se mudou para Petrolina, onde aos sete anos começou a cantar no coral da igreja por incentivo dos pais. Apesar de ter se mudado logo na infância, ele carrega no coração (e nas canções) a sua cidade natal e a cultura de lá, como as vaquejadas.

Arnaldo Carvalho/JC Imagem
No Sertão de Pernambuco, município promove festejo meio profano, meio religioso que se repete há décadas debaixo do sol inclemente - Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Em comum entre o Rei do Baião e João, além de Serrita em suas trajetórias, estão a voz marcante e a enaltação do forró, seja antigamente na vertente do Baião, difundido por Gonzaga, ou atualmente no novo formato do piseiro, divulgado pelo jovem de apenas 19 anos. Depois de gravar vídeos para as redes sociais, João Gomes rapidamente explodiu no Brasil inteiro e hoje coleciona diversos hits entre os mais acessados no Youtube, Spotify e outras plataformas.

NE10
Serrita - NE10

Mas o que fazer em Serrita?

Como já foi falado o principal evento turístico e religioso da cidade é a Missa do Vaqueiro que desde 1971 é realizada no quarto domingo de julho. A festa, inclusive, foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco em 2009. O palco da celebração é o Parque Nacional do Vaqueiro, situado no Sítio das Lajes, a 32 quilômetros do centro da cidade, que vale uma visita.

Foto: Alexandre Severo/JC Imagem
Expectativa é que mais de 70 mil pessoas visitem o evento que reúne fé e tradição - Foto: Alexandre Severo/JC Imagem

No centro de Serrita pode ser feito um passeios pelas construções históricas como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1920 para a padroeira da cidade, o Palácio Municipal Governador Eduardo Campos, onde funciona a prefeitura, e o Centro de Atividades Econômicas Clério Cecílio, utilizado como complexo de eventos.

Conheça a atual terra de João Gomes

O Programa Cores e Sabores mostrou um roteiro turístico completo de Petrolina, confira: 

 

Tags

Autor