CEARÁ

ABAV Expo & Collab em Fortaleza marca retomada das feiras de turismo no Brasil

O evento que acontece de hoje até sexta, no Centro de Eventos do Ceará, reúne 184 marcas expositoras, entre elas algumas pernambucanas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 06/10/2021 às 13:56 | Atualizado em 06/10/2021 às 15:07
Notícia
X

Enfim, o retorno dos congressos e feiras de turismo. Mas, claro, com todas as precauções e protocolos necessários. Promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional), a 48ª edição da ABAV Expo & Collab, que é considerada a maior feira de turismo da América Latina, é o primeiro evento-teste da retomada dos eventos da área no Brasil. Ela foi aberta nesta quarta (6) e segue até sexta (8), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, com 184 marcas expositoras, incluindo as pernambucanas, entre elas o Governo do Estado e a Prefeitura do Recife. O evento, que é realizado de forma híbrida, também pode ser acompanhado online pelos inscritos na plataforma www.abavexpo.com.br.

A solenidade de abertura do evento aconteceu no final da manhã desta quarta (6) e contou com diversas autoridades como a presidente da ABAV Nacional Magda Nassar, o Ministro do Turismo Gilson Machado, o presidente da Embratur Carlos Brito, o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil) Marco Ferraz, o Presidente da Associação Brasileira dos Operadores de Turismo (Braztoa) Roberto Nedelciu, o diretor técnico do Sebrae Nacional Alci Porto, o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) Breno Wendling, entre outros representantes de instituições do Ceará.

“Quando começamos a perceber a gravidade da pandemia nós optamos por passar por cima de todas nossas diferenças, comerciais, pessoais, políticas. E todos nos unimos para resolver os problemas do setor. A gente não soltou a mão um do outro. Nossa união foi fundamental pra dar sustentabilidade a todas as empresas do país”, afirmou a presidente da ABAV Nacional Magda Nassar.

Magda fez questão de destacar e pedir aplausos para os agentes de viagens. “A Abav continua sendo a maior entidade de agenciamento do país, estando presente nos 26 estados e no Distrito Federal, com 2.200 associados. Esses associados movimentaram quase 34 bilhões de reais em 2019. São responsáveis por 92% da venda de todos os cruzeiros no Brasil e os internacionais que são vendidos aqui. Representam de 50 a 80% da emissão de todos os bilhetes aéreos do país e mais de 60% da hotelaria. Então vamos prestigiar esses heróis da pandemia que são os agentes de viagem que trabalharam incansavelmente”, ressaltou.

SEGURANÇA

A preocupação com a saúde pôde ser observada em todos os aspectos. Foi exigido de todos os participantes – inclusive, claro, da equipe de reportagem - o comprovante de vacinação completo há pelo menos 15 dias do ingresso no evento. Os que tinham se vacinado apenas com a 1ª dose tiveram que apresentar um teste negativo para Covid-19 (antígeno ou RTPCR), realizado 24 horas antes do evento. Na entrada do evento também houve aferição de temperatura e distribuição de álcool em gel. Ainda assim o público foi limitado a um fluxo simultâneo de três mil pessoas.

Das 13h30 às 20h30, elas poderão usufruir da programação da Vila do Saber, a área dedicada à difusão do conhecimento por meio de capacitações e palestras apresentadas por especialistas do setor de viagens e turismo. Para a edição deste ano foram programadas 56 apresentações que acontecerão ao longo dos três dias em quatro salas com capacidade individual para 80 participantes, em obediência aos protocolos de segurança.

EVENTO

Realizada pela ABAV Nacional, a ABAV Expo & Collab é a maior e mais importante feira de negócios de Turismo do Brasil. Anualmente, e há 48 edições, reúne toda a cadeia produtiva do setor contribuindo de maneira decisiva para a consolidação de negócios entre empresas dos cinco continentes. É a grande vitrine para o lançamento de novidades e a apresentação de tendências para o mercado profissional ao reunir companhias aéreas, meios de hospedagem, operadores de turismo, empresas de cruzeiros marítimos e de segmentos especializados, como Corporativo, MICE (Meetings, Incentives, Conferences, Exhibitions), Luxo e LGBTIQ+, locadoras de veículos, equipamentos turísticos e fornecedores de soluções de tecnologia voltadas ao setor, além de representações de destinos e órgãos oficiais de turismo, nacionais e internacionais.

Tags

Autor