Dicas e informações de viagens, férias e turismo
Turismo de Valor

Descubra dicas de viagem e roteiros para as férias, além dos destinos e atrações que estão em alta no turismo.

MATO GROSSO DO SUL

Veja como é o rafting com "Vovózona" e outras sucuris gigantes em Bonito

A atividade ficou famosa pelos "encontros" com sucuris enormes de 6 metros, como foi com nossa equipe de reportagem que levou um susto.

Leonardo Vasconcelos
Cadastrado por
Leonardo Vasconcelos
Publicado em 10/12/2021 às 11:00 | Atualizado em 30/12/2021 às 12:43
Adão Ramos / Vilmar Oliveira / Divulgação
As sucuris gigantes já fazem parte do cotidiano de quem faz rafting no Rio Formoso, em Bonito. - FOTO: Adão Ramos / Vilmar Oliveira / Divulgação
Leitura:

O rafting é um esporte que naturalmente envolve adrenalina. Tecnicamente é uma descida de grupos em corredeiras utilizando botes infláveis. Só que a atividade no Rio Formoso, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, conta com uma adrenalina maior, mais precisamente 6 metros. Este é o tamanho das sucuris que costumam aparecer no caminho dos aventureiros e, por incrível que pareça, em vez de espantar, as cobras gigantes atraem ainda mais turistas curiosos (ou loucos?) para o local. Dá pra acreditar? Algumas como a famosa Vovózona já viraram até celebridade na cidade de tanto que aparecem nos vídeos do rafting.

A própria equipe da Coluna Turismo de Valor foi surpreendida pela Vovózona, em agosto deste ano, quando foi ao local fazer uma reportagem sobre o rafting. O repórter Leonardo Vasconcelos (@vemcommochileo) estava em um bote junto com turistas quando no meio do percurso, logo após a descida em uma queda d’água, o grupo subitamente avistou a cobra gigante em um barranco na margem direita do rio. Pense no susto!

Com todo o cuidado, o guia conduziu a embarcação na direção da imensa sucuri que parecia estar tomando um banho de sol tranquilamente. Não tão tranquilos assim, os turistas ficaram um pouco receosos no começo, mas gostaram de chegar um pouco mais perto da cobra, claro, com a distância necessária de segurança. No final tudo deu certo e a visita terminou de forma amistosa, com todos em paz. O grupo e a cobra gigante.

Vovózona celebridade

Com o status de estrela, Vovozóna, que há pelo menos 10 anos vive na região, já virou atração à parte. Tanto que já tem turistas indo até lá não apenas para praticar o esporte, mas também tentar ver a famosa sucuri gigante. O vídeo abaixo mostra o guia junto com um turista encontrando com a cobra celebridade.

O guia em questão é Vilmar de Oliveira, que tem um canal no Youtube (vilmar789) com os registros da Vovózona e foi o responsável pelo "batismo". "Quando a gente a encontrou pela primeira vez o que chamou a atenção foi a grossura. Daí decidi colocar o nome de Vovózona (em referência ao personagem do filme de mesmo nome). Para acasalar ela antes come bastante, por isso que estava tão gorda assim. Depois que fica prenha, ela passa uns sete meses sem comer nada", explicou Vilmar.

Vilmar Oliveira / Divulgação
A agora celebridade sucuri gigante Vovózona mandando um "beijo" para seus fãs na internet. - Vilmar Oliveira / Divulgação

Apesar do tamanho naturalmente assustar, Vilmar garante que a Vovózona é bem tranquila e nunca atacou ninguém. "O tamanho exato a gente não sabe, mas acreditamos que seja em torno de 6 metros mesmo, é a maior que já foi avistada aqui no Rio Formoso, em Bonito. A espécie dela é a maior que existe no Brasil. Meu maior intuito com os vídeos é ajudar a preservar as sucuris. Se a gente fizer isso, vamos conseguir admirar mais animais gigantes assim", disse o guia.

Nadando no  Rio Sucuri

De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri oferecem a sensação (única) dos visitantes estarem mais do que flutuando e sim voando. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo. Por isso, você parece estar realmente voando entre nuvens de peixes em um céu vivo e multicolorido.

Não é necessário saber nadar já que atividade é realizada obrigatoriamente com um colete salva-vidas. A correnteza vai conduzindo lentamente o visitante que só tem o “trabalho” de deixar ser levado pelas belezas do rio. A duração é de quase uma hora, mas a impressão é de que o tempo não passa quando se está mergulhado no lindo universo do Rio Sucuri.

Comentários

Últimas notícias