RIO GRANDE DO NORTE

Praia da Pipa voando para mais um verão, confira o roteiro completo da joia do Rio Grande do Norte

Veja um resumo dos melhores passeios, atrativos, hotéis e restaurantes da praia que sempre está entre as mais concorridas do Nordeste.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 19/12/2021 às 8:00 | Atualizado em 24/12/2021 às 8:27
Notícia
X

Praias paradisíacas, falésias gigantes, golfinhos voadores, festas badaladas, restaurantes reconhecidos e hotéis diferenciados. A Praia da Pipa, distrito de Tibau do Sul, a 80 km de Natal, no Rio Grande do Norte, consegue ter tudo isso. E é justamente isso que faz com que até hoje ela atraia turistas de todas as partes do Brasil e do exterior. Tranquila e agitada ao mesmo tempo, a Praia da Pipa se reinventa com o tempo e mesmo em tempos difíceis de pandemia conseguiu se reerguer, sendo colocada (mais uma vez) como um dos destinos mais concorridos para o verão.

 

“Pipa foi um dos primeiros municípios que recebeu selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que reconhece destinos ao redor do mundo que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Com o avanço da vacinação contra o coronavírus em todo o país, as atividades turísticas têm sido retomadas dia após dia. O período pós-pandêmico já é uma realidade em Pipa, a ocupação hoteleira já está se aproximando dos níveis de 2019. Esse verão promete ser um dos melhores dos últimos anos. Mas os cuidados com a Covid-19 continuam sendo importantes”, afirmou o Wanderson Borges, co-fundador do Movimento Preserve Pipa.

O trecho mais disputado do litoral potiguar consegue encantar de uma forma sem igual públicos completamente diferentes como surfistas, mochileiros, baladeiros e requintados. E é por conta pluralidade que Pipa se torna única. Para cada um deles. Mas antes que voe na imaginação, saiba que o nome não vem do brinquedo aéreo e sim do barril de madeira, chamado de pipa pelos portugueses. Contam que ao passarem de navio eles avistaram uma pedra com o mesmo formato na praia e por isso a batizaram assim, para servir de referência na navegação. A tal pedra está lá até hoje, só que hoje sinaliza um local que se tornou referência no turismo.

E são as praias que continuam até hoje conduzindo os visitantes até Pipa. Existem muitas com atrativos diferentes. A do centro é a mais agitada com bares e restaurantes, a do Amor tem em suas curvas o formato de um coração, a do Madeiro com sua escadaria e beleza arrebatadora e a da Baía dos Golfinhos, cujas estrelas, claro, são os animados animais que vivem dando pulos na água.

Emoldurando a maioria desses cenários estão as imponentes falésias, com destaque para o famoso Chapadão, um dos mirantes mais famosos do lugar. Claro que é importante frisar o cuidado ao se andar por cima e abaixo das falésias, levando em conta o acidente do desabamento de um trecho que infelizmente acabou matando um casal e o bebê deles em novembro de 2020.

Sobre passeios, opções não faltam. Uns dos mais animados, com certeza, é o de quadriciclo. A Coluna Turismo de Valor fez com a Brave Adventure que oferece 3 rotas com durações que variam entre 2h30 e 5 horas. Mudando de veículo você pode embarcar em um Camaro Amarelo. Calma, não aquele carro esportivo da música sertaneja e sim uma jardineira na mesma cor, da Pipa Aventura, que faz sucesso com um roteiro estilo citytour, abrangendo desde as piscinas naturais de Sibaúma até o lindo por do sol na Lagoa Guaraíras. Neste último local é oferecido o delicioso passeio gastronômico do Barco Solemio que é open bar e open food.

Para os que gostam de aliar atividade física a pedida é a trilha de bike do Trieb Club com ótimos roteiros. Também não deixe de pegar uma lancha ou caiaque pra ir ver de perto os famosos golfinhos.

Um local obrigatório é o Santuário Ecológico, um parque com uma linda área preservada de mata atlântica e 16 trilhas com atrativos variados, além de ótimos mirantes de onde é possível observar tartarugas e golfinhos. Nesta vibe de contato com a natureza outra opção é o arvorismo. A Pipa Aventura oferece um circuito radical com 11 plataformas que acaba em uma tirolesa de 300 metros.

Depois da agitação das atividades nada melhor do que relaxar curtindo o pôr do sol mais famoso do litoral potiguar no badalado e auto-explicativo Mirante Sunset. Um bar que tem uma visão privilegiada do entardecer e oferece música ao vivo na despedida do sol.

Claro que não poderíamos encerrar o roteiro sem as indicações de onde comer e se hospedar. A Praia da Pipa é conhecida pela excelente e variada gastronomia, com destaque para os restaurantes Exótica, Camurim, Espaço Lampião, Aventureiro e Amô. As pousadas também são reconhecidas pela ótima estrutura, entre elas a Xamã, Mediterrânea e Sun Bay.

A médica Ana Beatriz Couto, de São Paulo, teve a sua primeira experiência no Nordeste na Praia da Pipa e não se arrependeu. “Foi uma viagem sensacional, do início ao fim, é até difícil traduzir em palavras o que significou pra mim. Ela tem uma beleza natural encantadora e somos bem recebidos em todos os lugares. Os restaurantes e hotéis são extraordinários. Senti que Pipa agrada todos os perfis, a pessoa pode ir solteira, casada, com filhos, tanto faz, ela vai se achar lá”, afirmou Ana. Realmente Pipa consegue ser muitas em uma só.

Tags

Autor