MATO GROSSO

Chapada dos Guimarães: o espetáculo de beleza no Mato Grosso

A menor Chapada do Brasil tem atrativos no aumentativo para atrair os turistas que buscam sossego e aventura.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 14/11/2021 às 8:00 | Atualizado em 14/11/2021 às 10:27
Notícia
X

Um espetáculo de cores e belezas. Imagine um local circundado pelo alaranjado de imensos paredões, em contraste com o verde exuberante do Cerrado e com pinceladas de vermelho de inúmeras araras. Este verdadeiro oásis da natureza encravado no meio do Mato Grosso tem nome: Chapada dos Guimarães. É a menor chapada do Brasil, mas não se engane. Você terá o maior prazer em descobrir que nos mais de 150 km de paredões de arenito existem muitas e belas atrações como cachoeiras, cânions, grutas, lagoas e rios.

Apesar de ser a menor, a Chapada dos Guimarães é a mais fácil de se chegar. Ela fica a apenas cerca de 60 quilômetros da capital Cuiabá em trajeto curto e com boas rodovias. É bom explicar que Chapada dos Guimarães é um município onde foi criado um parque nacional em 1989 para assegurar a preservação do ecossistema. Existem atrações dentro e fora dele, mas reservando de 3 a 5 dias é possível conhecer os principais atrativos e perceber que, de fato, tamanho não é documento e a região tem muito o que surpreender.

Que tal começar o roteiro por um dos principais cartões-postais? Então vá direto até a famosa Cachoeira Véu com seus 86 metros de altura que fica ainda mais linda com o vai e vem das araras que moram ao redor. “Esse é um dos locais que quem visita a Chapada dos Guimarães não pode deixar de conhecer. O acesso é feito por uma pequena trilha de apenas 650 metros e a cachoeira é lindíssima. Todo fim de tarde as araras que vivem nos paredões dão um show aqui”, explicou o guia Fabiano Oliveira, da agência Biodiverse, com a qual a Coluna Turismo de Valor fez todos passeios e recomenda. Outra opção é o circuito das cachoeiras de cerca de 6 km que passa que pelo mesmo número de quedas d´água.

Depois de se encantar com as águas, é hora de se admirar com as rochas. O passeio agora é na Cidade de Pedra, com uma ótima trilha em uma região com imensos paredões de quase 400 metros de altura, vários mirantes com uma linda paisagem de rochas esculpidas pelo vento que lembram as ruínas de uma cidade. No mesmo roteiro é possível visitar o Vale do Rio Claro. O tour começa com um banho no Poço da Anta e termina com trilha até a icônica formação rochosa Crista de Galo, cujo nome já denuncia seu formato. Pra quem curte trekking a dica é a trilha de 20 km até o Morro São Jerônimo que tem 800 metros.

Agora, sem dúvida, uma das marcas registradas da Chapada dos Guimarães é o imperdível circuito das cavernas. A principal é a Aroe Jari, que significa “morada da alma”, é simplesmente a maior caverna de arenito do Brasil com 1,5 km de extensão. Tem a Pobe Jari, que quer dizer “onde a água brota” por conta de um lençol freático existente nela, e tem 150 metros. Mas a mais surpreendente é a Kiogo Brado, cujo significado é “ninho de pássaros”, e chama a atenção por ser um estreito paredão com quase 20 metros de altura e 300 metros de extensão. Pra finalizar tem a linda e auto-explicativa Lagoa Azul, uma galeria rochosa com águas cintilantes, um capricho da natureza.

Para encerrar os passeios na região uma boa é o circuito Águas do Cerrado, uma trilha de 8 km com 9 cachoeiras de todas as formas e tamanho em seu percurso. Entre elas as lindas Pedra Encantada, Almas Gêmeas, Orquídeas, além da do Coração com seu formato curioso parecendo um chuveiro. Para encerrar um providencial banho no Poço do Amor, este sim com formato de coração, para fazer com que qualquer turista se apaixone de vez pela Chapada dos Guimarães.

Tags

Autor