ZONA DA MATA

Primavera, na Zona da Mata de Pernambuco, tem ótimas trilhas e cachoeiras

No #TBT da Coluna Turismo de Valor revisitamos a cidade que é famosa pelas cachoeiras, entre elas a do Urubu e Convento.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 30/12/2021 às 11:56
Notícia
X

Na viagem do tempo do #TBT da Coluna Turismo de Valor vamos voltar em uma cidade para se visitar em todas as estações do ano. Primavera é florida de atrativos naturais. A cidade localizada a 81 quilômetros do Recife, na Zona da Mata de Pernambuco, é conhecida principalmente pelas cachoeiras. Embora as mais famosas (do Urubu e do Convento) sejam classificadas como impróprias para o banho por serem abastecidas pelo Rio Ipojuca, existem outras de águas límpidas, além de piscinas e bicas de fontes para se refrescar. O município também atrai os amantes de aventura, com o rapel nas quedas d'água e a trilha até a Pedra de Tabocas, uma grande formação rochosa, com quase 500 metros acima do nível do mar.

Leonardo Vasconcelos / Especial para a JC Imagem
Entrada da cidade de Primavera - Leonardo Vasconcelos / Especial para a JC Imagem

Apesar da variedade de atrações, é inegável que a principal atração que há décadas colocou a pequena cidade no mapa turístico de Pernambuco foi o Parque Ecoturístico da Cachoeira do Urubu, cuja gestão passou do Estado para o município em abril de 2019.

Leonardo Vasconcelos / Especial para a JC Imagem
Entrada do Parque da Cachoeira do Urubu - Leonardo Vasconcelos / Especial para a JC Imagem

Na área, de cerca de 300 mil metros quadrados, existe uma boa estrutura para receber centenas de visitantes com bares, restaurantes e área de camping, além de bicas e quatro piscinas abastecidas por nascentes para espantar o calor. É o lazer de diversas famílias da região que enchem o local, principalmente nos fins de semana.

Mas claro que precisamos falar da cachoeira em si, afinal é uma das mais altas de Pernambuco, com 77 metros. Arrodeada pela Mata Atlântica, ela forma uma paisagem linda, digna de se emoldurar. A origem do nome vem da área ser um antigo local de desova e acasalamento de urubus, inclusive eles sempre estão presentes no local, sendo figurantes fáceis nas fotos. Embora o banho em si não seja recomendado (inclusive existem várias placas colocadas pela própria administração do parque fazendo este alerta aos visitantes), é possível aproveitar o local para a prática do rapel.

Equipe Super Ação / Divulgação
Rapel na Cachoeira do Urubu - Equipe Super Ação / Divulgação

Há quatro anos, a agência Super Ação oferece a atividade. "O rapel é super tranquilo, com pequeno grau de dificuldade, e são utilizados pontos de ancoragem bem seguros. O contato que se tem com a água da cachoeira é bem pouco e logo depois os turistas vão direto se refrescar nas bicas. A experiência vale muito a pena e o visual lá de cima é impressionante", garantiu o coordenador da agência, Vanilson Monteiro.

Agência Super Ação / Divulgação
Rapel na Cachoeira do Urubu - Agência Super Ação / Divulgação

Bem pertinho, na verdade logo acima da Cachoeira do Urubu, fica a do Convento. O nome vem do relato de que o local antigamente era usado como descanso por freiras. Verdade ou não, o certo é que ele é religiosamente visitado todos os dias por turistas em busca da tranquilidade e beleza das quedas d'água de aproximadamente 12 metros de altura. Muitos tomam banho. Mas a dica é aproveitar a visita para se deliciar no Restaurante do Moquém, que fica bem ao lado da cachoeira.

"Estamos aqui há 33 anos oferecendo pratos da culinária regional, com carnes assadas na brasa, pirão e moquecas de peixe. E grátis com o almoço você recebe o som da água caindo e toda a beleza da paisagem pra facilitar a digestão", brincou o dono do restaurante Issac Barros.

Primavera ainda tem a Cachoeira do Espalhado, um longo circuito de pequenas quedas d'água em meio a pedras, onde também não é aconselhado o banho.

Mas promessa é dívida e vamos revelar uma das opções para quem quer se banhar em uma cachoeira de águas cristalinas. Vale ir até a do Cal, que fica em uma propriedade privada, mas aberta ao público. Basta dar um oi e pedir licença ao dono Cláudio para descer até a pequena, mas convidativa cascata que se formou a partir uma nascente. Com a água limpa e levemente fria, o banho revigora o corpo e a alma. Enfim, um justo e providencial refresco.

O nosso roteiro em Primavera termina em um ponto ainda bastante desconhecido. Trata-se da imponente Pedra de Tabocas, um afloramento granítico gigante, situado 500 metros acima do nível do mar. Ao lado dele passa um riacho, formando um bonito cânion. Mas o desafio é subi-lo.

Leonardo Vasconcelos / Especial para a JC Imagem
Pedra de Tabocas - Leonardo Vasconcelos / Especial para a JC Imagem

A trilha de cerca de três quilômetros é feita de quadriciclo, moto ou a pé mesmo. Ao chegar no topo, a visão é uma grande recompensa. "É uma das vistas mais bonitas da cidade, um lugar ideal para o lazer, trazer a família, fazer piquenique. Apesar da beleza, a Pedra de Tabocas ainda é pouco conhecida. Vale a pena vir conhecer e apreciar a natureza", garantiu o guia de turismo Kleiton Santana. De fato, Primavera mostra que vale ser visitada em qualquer primavera e fora dela também.

Tags

Autor