AGRESTE

A paz escondida da Serra dos Cavalos em Caruaru

O parque municipal conta com uma grande e linda área de 359 hectares de mata atlântica.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 23/05/2021 às 7:30
Notícia
X

A paz é incomensurável, não se mede. Mas em Caruaru, que completou 164 anos esta semana, pode se falar que ela tem 359 hectares. Esta é a extensão do fragmento de mata atlântica que recebeu o nome de Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho ou simplesmente Serra dos Cavalos, como é popularmente conhecido. Uma área de sossego e tranquilidade localizada no distrito Murici, a apenas 12 quilômetros do centro da cidade. Rápido se chega onde o tempo parece passar devagar. No local é possível fazer várias trilhas, acampar e tomar banho de açude ou cachoeira, além de conhecer um centro Hare Krishna.

O fácil acesso é feito pela BR-232, basta pegar a direita na placa sinalizando o distrito e após sete quilômetros em uma estrada de asfalto e depois de terra se chega no parque. Criado por uma lei municipal em 1983, ele recebeu o nome do ambientalista pernambucano que foi um dos pioneiros na luta pela conservação ambiental em Pernambuco. Nada mais justo para um local em que o meio ambiente é tão rico e preservado.

Apesar de ser uma das unidades de conservação mais importantes do Estado, ele ainda é pouco conhecido. Inclusive da própria população de Caruaru. Ao chegar na sede do parque, o visitante acompanha uma breve apresentação sobre a história do local e as orientações de segurança. Devido à pandemia, ele reabriu ao público em agosto do ano passado com novas regras. O uso de máscara é obrigatório e ao longo das trilhas as pessoas devem manter um distanciamento mínimo de dois metros entre elas.

O Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho está aberto de terça a domingo, das 7h às 16h. A visita, que é acompanhada por um guias credenciados, deve ser agendada previamente pelo site do parque. Ou então pode se marcar diretamente com os atrativos como o ecocamping e fazenda Hare Krishna que contam com ecocondutores certificados pela prefeitura. Existem sete roteiros oficiais com diferentes extensões e atrativos. Independentemente do caminho escolhido, a aventura e o contato com a natureza são garantidos.

Prefeitura de Caruaru / Divulgação
A Serra dos cavalos conta com vários açudes - Prefeitura de Caruaru / Divulgação

Os roteiros contemplam alguns mirantes, como o da Janela da Mata e do pôr do sol, e vários açudes, sendo os principais o Jaime Nejaim, o Guilherme de Azevedo e o Antônio Menino. Não deixe de passar pelos bosques das palmeiras, das samanbaias e do Pau-Brasil. As trilhas também passam por algumas ruínas interessantes como a do antigo Engenho Vargem Grande e da antiga estação da Água Mineral Vitale (uma pena que na ocasião da reportagem elas se encontravam abandonadas, com o mato cobrindo quase tudo).

Prefeitura de Caruaru / Divulgação
No roteiro das trilhas estão as ruínas de antigos engenhos - Prefeitura de Caruaru / Divulgação

Entre os pontos curiosos da Serra dos Cavalos estão uma grande cratera que dizem ter sido formada pela queda de um pedaço de meteoro e a Cachoeira do Nestor, que embora geograficamente pertença ao município vizinho de Altinho, costuma ser acessada pelas trilhas de Caruaru.

Tags

Autor