ARGENTINA

Passaporte para Liberdade: viaje pelos locais onde a minissérie foi gravada

As gravações foram realizadas em lindos locais em Buenos Aires, na Argentina, e no Rio de Janeiro.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 21/12/2021 às 12:12
Notícia
X

A aguardada minissérie Passaporte para Liberdade, estreou na noite desta segunda (20) na TV Globo, convidando a todos a fazer uma viagem não só no tempo, mas também pelos lindos locais que foram utilizados nas gravações. A produção, que conta em 8 capítulos a história de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), um dos principais nomes aliados da luta contra os horrores do regime nazista, teve locações em Buenos Aires, na Argentina, e no Rio de Janeiro. 

O diretor artístico Jayme Monjardim, junto com a equipe de cenografia, escolheu a dedo cada locação na capital argentina para que ela pudesse recompor os ares da Hamburgo da década de 1930. As lindas e imponentes fachadas de prédios históricos, que remetem à arquitetura europeia da época, foram utilizadas para reconstituir as ruas alemãs naquele tenso período antes da Segunda Guerra Mundial. Construções icônicas como o Teatro Colon, o Palácio Sans Souci e o Centro Cultural Kirchner serviram de cenário e valem muito a visita para quem for passear por Buenos Aires, independentemente de curtir Passaporte para Liberdade ou não. 

As gravações da minissérie começaram em janeiro de 2020 na capital da Argentina. Em fevereiro do mesmo ano, as filmagens tiveram sequência no Rio de Janeiro, nos Estúdios Globo, mas também em externas, como no Arsenal da Marinha, no centro da cidade. Banhada pela Baía de Guanabara, o local conferiu o toque de zona portuária da cidade alemã e também merece ser visitado. Depois de um mês de gravações e com apenas metade das cenas registradas, a produção foi paralisada devido à pandemia da Covid-19. Somente depois de 11 meses é que a gravação de Passaporte para Liberdade  foi retomada. 

ENREDO

A trama acompanha a história da brasileira que, em 1935, divorciada do primeiro marido e com um filho pequeno, Eduardo, vai para a Alemanha em busca de trabalho, conseguindo um cargo no consulado brasileiro em Hamburgo, no setor de passaportes. Lá, decidiu colaborar para a salvação de muitos judeus da prisão e do Holocausto ao facilitar a emissão de vistos destes para o Brasil.

O enredo se desenvolve a partir da convocação de João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi) para ocupar o cargo de cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo. Em seu primeiro dia de trabalho, o brasileiro conhece e se encanta por Aracy. Com o passar dos dias, João percebe que a funcionária esconde algo: se encontrando com judeus às escondidas, em companhia de Hardner (Stefan Weinert), cúmplice e melhor amigo, Aracy é questionada e acaba explicando todo seu esquema para Guimarães Rosa. Ele chega a hesitar, mas logo se torna apoiador da futura esposa.

 

 


Tags

Autor