TOCANTINS

As sete maravilhas dos fervedouros do Jalapão

Milhares de turistas de todo o mundo vão até o Jalapão para ter a experiência de mergulhar nas famosas nascentes

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 04/04/2021 às 7:30 | Atualizado em 07/04/2021 às 9:46
Notícia
X

Uma maravilha. Ou melhor sete maravilhas! Os fervedouros são os grandes atrativos do Parque Estadual do Jalapão que completou 20 anos em janeiro deste ano, se consolidando como o principal destino turístico do Tocantins e um dos mais procurados do Brasil. Em 2019, ele foi visitado por 49.466 pessoas. No ano passado, mesmo com o acesso restringido devido a pandemia, 12.433 visitantes passaram por lá. Todos em busca da experiência única proporcionada pelos fervedouros  (o JC visitou o local antes da pandemia).

Melhor que explicar é sentir. E que sensação! Tecnicamente os fervedouros são formados a partir de potentes nascentes de rios subterrâneos que brotam na areia e formam lindas piscinas naturais, em fenômeno classificado como ressurgência. Ciência à parte, as pessoas só tem ciência desta experiência na prática. Entrar neste oásis de águas cristalinas cercado de bananeiras e sentir a pressão vinda do chão que faz com que se flutue sem nenhum esforço é indescritível. Realmente um fervedouro de emoções que só a natureza, em estado bruto (ou líquido), é capaz de proporcionar.

No Jalapão existem inúmeros fervedouros com diferentes formatos, tamanhos, cores e níveis de pressão. Cada um tem sua regra específica em relação a tempo de permanência e capacidade de pessoas. Todos são localizados em áreas particulares e os ingressos custam em média R$15. É importante seguir todas as orientações para preservá-los e evitar o uso de repelente e protetor solar na hora de mergulhar. O JC visitou os sete principais onde os turistas parecem flutuar em outra dimensão. Impossível afundar. E não se apaixonar. Bem-vindos aos famosos fervedouros do Jalapão.


As 7 maravilhas do Jalapão

Ceiça

Ele foi o primeiro fervedouro descoberto e por isso é um dos mais famosos e visitados do Jalapão. Mas a fama não se deve apenas por ter sido o “precursor”, mas por sua beleza também. Cercado por bananeiras, ele oferece um banho bem tranquilo na sombra. O fervedouro ainda conserva um aspecto mais rústico, como de um tesouro que acabou de ser achado.

Cerrado Dourado Expedições / Divulgação
Fervedouro do Ceiça - Cerrado Dourado Expedições / Divulgação

Bela Vista


Considerado por muitos o mais bonito de todo o Jalapão. Ele oferece a maior piscina (15 metros de diâmetro) e a melhor estrutura ao redor com boas plataformas de acesso de madeira, além de um ótimo restaurante e pousada bem ao lado. Por ser muito bem estruturado, inclusive com sistema de iluminação permite até a visitação à noite (não deixe de ir).

Leonardo Vasconcelos / Divulgação
Fervedouro Bela Vista - Leonardo Vasconcelos / Divulgação

Alecrim

Ele é bem parecido com o Bela Vista em termos de tamanho e estrutura de acesso. O formato é bem semelhante também. A principal é diferença é mesmo a cor. Enquanto o Bela Vista se destaca pelo azul cintilante o do Alecrim chama a atenção pelo forte tom de verde. Ele conta com uma grande e potente nascente no meio e algumas pequenas ao redor.

Cerrado Dourado Expedições / Divulgação
Fervedouro do Alecrim - Cerrado Dourado Expedições / Divulgação

Rio Sono

Um fervedouro cheio de pequenas nascentes e que conta com um imponente e bonito buriti logo na frente. A água é ligeiramente um pouco mais fria, mas nada que atrapalhe o relaxamento no local. O formato dele é mais quadrado. Depois do banho, vale o almoço no restaurante ao lado e um descanso no redário para fazer valer o nome do fervedouro.

Cerrado Dourado Expedições / Divulgação
Fervedouro Rio Sono - Cerrado Dourado Expedições / Divulgação

Encontro das Águas

Ele é a prova de que tamanho não é documento. Um fervedouro bem pequeno, mas conhecido por ter a pressão mais forte. Ele conta com apenas uma nascente que sozinha impossibilita a pessoa afundar, tamanha a força dela. Cabem no máximo quatro pessoas por vez. Depois a dica é mergulhar ao lado no encontro do Rio Sono com o Formiga que justifica o nome do local.

Cerrado Dourado Expedições / Divulgação
Fervedouro Encontro das Águas - Cerrado Dourado Expedições / Divulgação

Buriti

Realmente um encanto. Impossível não se impressionar com as azuis e límpidas águas dele em contraste com o exuberante verde da vegetação ao redor. Cenário perfeito para admirar e flutuar sem pensar nos problemas da vida. Como é relativamente grande, ele comporta até dez pessoas por vez. Um dos melhores pra tirar aquela foto subaquática e levar pra casa a recordação.

Cerrado Dourado Expedições / Divulgação
Fervedouro Buriti - Cerrado Dourado Expedições / Divulgação

Macaúbas

Ele é o mais caçula entre os fervedouros. Foi um dos mais recentes a ser descoberto e incluído nos roteiros de visitação. Como é bem amplo, pode receber até dez pessoas ao mesmo tempo. Ele impressiona pelas águas cristalinas e uma temperatura bem agradável. Uma novidade bem bonita e aconchegante.

Leonardo Vasconcelos / Divulgação
Fervedouro das Macaúbas - Leonardo Vasconcelos / Divulgação

Conheça outros destinos que a coluna Turismo de Valor já visitou:

Tags

Autor