CENTRO DO RECIFE

Novo cartão postal do Recife em homenagem ao Oceano Atlântico é inaugurado na Rua da Aurora

Cais da Aurora passa a contar com novos equipamentos turísticos, mobiliário urbano e áreas de convivência e contemplação.

Imagem do autor
Cadastrado por

Leonardo Vasconcelos

Publicado em 29/12/2021 às 9:41
Notícia
X

A Rua da Aurora, ponto onde "nasce" o Oceano Atlântico, se transformou em um cartão postal interativo, com equipamentos turísticos e áreas verdes. O "Encontro dos Rios" foi instalado na altura da Assembleia Legislativa baseado na crença que o oceano se formou no local a partir da junção dos rios Capibaribe e Beberibe. 

O espaço se propõe a ser um novo marco turístico na área central da cidade, dando mais visibilidade à paisagem e criando uma nova área de convivência. O trecho do Cais da Aurora foi urbanizado, numa extensão de 50 metros, e passa a funcionar como uma área de contemplação para o Encontro dos Rios. A área está mais arborizada e ganhou um pórtico iluminado com os dizeres “Aqui Nasce o Atlântico”, uma rosa dos ventos em referência ao “Marco Zero” do oceano, mobiliário urbano, bancos, balanço, pergolado de madeira e novos espaços de convivência. As esculturas do Caranguejo e do Galo da Madrugada foram instaladas em outros pontos da Rua da Aurora. Durante a inauguração, um vídeo referente aos dois rios foi projetado na fachada do Ginásio Pernambucano.

A iniciativa foi implantada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Infraestrutura, e integra o Recentro, programa para revitalização do Centro lançado em novembro pelo prefeito João Campos. O gestor municipal fez a entrega do espaço no fim da tarde desta terça (28), junto à vice-prefeita Isabella de Roldão, a secretários municipais e equipes de trabalho da PCR.

“A gente está inaugurando hoje mais um ponto turístico da cidade, aqui, na Rua da Aurora, um monumento que faz referência ao nascimento do Oceano Atlântico. A gente sabe que o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe se juntam para formar esse grande oceano e a gente resolveu homenagear essa irreverência recifense aqui na Rua da Aurora, fazendo a requalificação do seu primeiro trecho. E aqui fizemos um espaço instagramável, onde você pode vir, tirar foto, postar. Estamos também conversando com as operadoras de turismo da cidade para aqui passar a ser um novo ponto, um novo destino turístico, que aqui a gente possa, além do recifense curtir, trazer pessoas de outras cidades para conhecer, curtir e celebrar o nosso Recife”, esclareceu João Campos.

“Então, com ações de infraestrutura, com olhar integral para a nossa cidade, a gente pode avançar dia após dia. Lembrando, que a gente está fazendo a inauguração desse trecho, mas há outros trechos que estão em obras aqui na Rua da Aurora, e são sete varandas no total e em quatro anos a gente vai reformar 100% da Rua da Aurora que vai ser mais um parque linear da cidade”, acrescentou ele.

“Com esse novo trecho, a gente traz mais um espaço de contemplação para a cidade do Recife. Então a gente está antecipando mais um espaço que poderia ser entregue no final do ano de 2022, então a gente viu uma oportunidade, com esse trecho, que é um trecho representativo, onde tem o encontro dos dois rios, a gente traz esse trecho de contemplação dentro de um projeto maior. As duas varandas que já estão em andamento serão entregues em março do ano que vem, e as demais varandas estão em fase de elaboração de projeto”, comentou a secretária de Infraestrutura do Recife, Marília Dantas.

RODA GIGANTE

Ativando o Cais da Aurora enquanto novo atrativo da cidade, a Secretaria de Turismo e Lazer providenciou uma opção de lazer para toda a família neste final de ano. Uma roda gigante de 12 metros de altura e capacidade para 24 pessoas a cada volta foi instalada no Cais da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano. O brinquedo, que começou a funcionar no dia 21 de dezembro, fica à disposição do público até o dia 30 de dezembro, das 16h às 20h. Não é necessário pagar para brincar, mas é solicitado que os interessados levem um quilo de alimento não perecível e o comprovante de vacinação com dose única ou duas doses contra a covid-19 será exigido aos maiores de 12 anos.

“A Rua da Aurora que é tão linda e emblemática ganha muito com o monumento Encontro dos Rios, com certeza vai ser uma parada obrigatória para os recifenses e para os turistas. Vai virar realmente um novo ponto turístico na nossa cidade. Atrelado a isso, nós estamos pensando em ações de lazer como a roda gigante que começou no dia 21 de dezembro e vai até o dia 30 de dezembro. Lembrando que nessa área também passa a Ciclofaixa de Turismo e Lazer sempre aos domingos e feriados nacionais”, disse a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula.

 

Tags

Autor