Confira os 10 principais destinos turísticos internacionais de 2022
Entre belas vistas, museus, teatros e galerias de artes, o portal Time Out elegeu os principais destinos para curtir sozinho ou acompanhado neste novo ano
Os espaços culturais são locais bastante procurados por turistas em diversas partes do mundo. Entre belas vistas, museus, teatros e galerias de artes, o portal Time Out elegeu os 22 principais destinos internacionais para curtir sozinho ou acompanhado, em 2022. Confira os 10 lugares que alcançam o topo da lista:
1 – Casa de Maison Gainsbourg – Paris (França)
A casa onde o cantor francês Serge Gainsbourg passou os últimos 20 anos de vida se transformou em uma espécie de santuário não oficial sobre sua história. Até o momento o interior da casa ainda não foi aberto para o público, mas é possível visitar a bela parede grafitada com homenagens ao ídolo. O projeto de reforma da casa é liderado pela filha de Gainsbourg, a atriz e cantora Charlotte, e promete ter como atração principal a área de estar excêntrica, onde fica o piano do artista.
2 – Liget – Budapeste (Hungria)
Ver essa foto no Instagram
O famoso telhado branco todo perfurado no topo da Casa da Música de Sou Fujimoto no Parque da Cidade, em Budapeste, é um ponto turístico que não passa desapercebido. As suas cerca de 100 cavidades permitem que a luz natural, as árvores e o som se infiltrem no ambiente interno. O resultado é um show de beleza! O local é recém inaugurado e faz parte da iniciativa de destaque do Projeto Liget Budapest para regenerar os terrenos históricos ao redor do nordeste de Pest - um novo Museu de Etnografia virá em seguida.
3 – Exposição Coco Chanel – Melbourne (Austrália)
Ver essa foto no Instagram
Inédita na Austrália, a exposição se concentra na vida e obra de Gabrielle Chanel, um dos mais importantes ícones da história da moda. A intervenção está em exibição até 25 de abril na National Gallery of Victoria, em colaboração com o principal museu da moda de Paris, o Palais Galliera. No evento, serão exibidas mais de 100 roupas da Coco, assim como perfumes, joias e design de acessórios.
4 – Exposição de flores – Almere (Holanda)
Ver essa foto no Instagram
Evento que acontece um a vez a cada dez anos, a exposição internacional de horticultura Floriade - considerado o maior evento de floricultura do mundo - começa em 14 de abril de 2022, na cidade holandesa de Almere. Nesta edição, a exposição apresentará vários temas da bandeira de 'cidades verdes em crescimento', além de um rico programa de arte e cultura.
5 – Exposição Regeneration – Los Angeles (EUA)
A nova coleção do Museu da Academia explicita a história do cienam, através da retrospectiva do animador Hayao Miyazaki. Uma colaboração com o Museu Nacional de História e Cultura Afro-americana de Washington DC, a exposição 'Regeneration' enfatiza as obras de cineastas negros desde o nascimento da indústria do cinema até a era dos direitos civis. Com estreia prevista para o segundo semestre de 2022, a mostra conta com os cineastas Ava DuVernay e Charles Burnett entre seus assessores.
6 – Museu Nacional da Noruega – Oslo (Noruega)
Em junho de 2022, o novo Museu Nacional da Noruega se tornará o maior museu dos países nórdicos. O equipamento inclui cerca de 100.000 objetos colossais, com destaques incluindo a tapeçaria Baldishol norueguesa de 1150, 'O Grito' de Munch e uma série de paisagens flamengas da Idade de Ouro. Além claro, do prédio reunir elogios pela sua sua eficiência energética e pegada ecológica.
7 – Museu da Broadway – Nova York (EUA)
Antes de conferir um incrível show da Broadway, que tal explorar um museu da companhia antes? É esta a nova proposta da organização. O Museu da Broadway, a primeira instituição dedicada à história do Grande Caminho Branco, contará com três partes: sala de mapas, artefatos históricos e área de 'backstage'. A experiência fará o público mergulhar no ambiente em que os profissionais que fazem os shows vivem todos os dias.
8 – Detour Discotheque – Thingeyri (Islândia)
Entre os dias 29 a 30 de abril, na vila de pescadores de Þingeyri, nos Westfjords da Islândia, é possível encontrar uma boate pop-up baseada nas discotecas de Nova York dos anos 1970. O ambiente comporta apenas 160 pessoas e conta com uma line-up de DJs da Islândia, EUA e Reino Unido.
9 – Centro de Artes Cênicas de Taipei – Taipei (Taiwan)
Prestes a inaugurar em 2022, o centro de Artes Cênicas de Teipei, em Taiwan, promete encantar o público com a sua estética. O local, conta com uma esfera de prata protuberante em direção a uma estação de metrô adjacente, que vem chamando à medida que a construção avança. Um teatro de 800 lugares acomoda-se confortavelmente na bola, enquanto duas saliências em formato de caixa abrigam outros dois equipamentos. O local é projetado pelos arquitetos Rem Koolhaas e David Gianotten e conta ainda com uma passarela em loop que liga todos os três auditórios com janelas a espaços ocultos.
10 – Rota da Seda – Khiva (Uzbequistão)
Em 2022, um trem de alta velocidade pretende levar os passageiros em um passeio que refaz de Marco Polo através do Uzbequistão. A extensão das ferrovias do Uzbequistão colocará Khiva - cujas 94 mesquitas e 63 madrasas a tornam um Patrimônio Mundial da Unesco - com fácil acesso aos visitantes. Além disso, os museus de Silk Road Samarkand e o Nacional de Artes do Estado também estão programados para inaugurar em 2022, criando mais centros artísticos na região.