Jaboatão: Onde encontrar o rico artesanato da cidade
As peças podem ser admiradas em lojas ou diretamente nas oficinas dos artistas
Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, tem destaque também quando o assunto é artesanato. As peças podem ser encontradas em lojas especializadas ou diretamente nas oficinas dos artistas. Elas foram tema de reportagem do Programa Cores e Sabores de Jaboatão, que foi ao ar no último sábado na TV Jornal.
- Jaboatão: Conheça as surpreendentes piscinas naturais de Candeias
- Jaboatão: o radical voo de paramotor em Barra de Jangada
- Jaboatão: um passeio pela história de Pernambuco no Morro dos Guararapes
- Jaboatão: as histórias das principais igrejas em um roteiro religioso
- Jaboatão: passeios que você nem imagina bem pertinho do Recife
- Jaboatão: viagem na história da cidade com uma trilha pelos antigos engenhos.
- Jaboatão: Diversão e lazer nas marinas de Barra de Jangada
Dentro do rico artesanato da cidade, um dos destaques é o escultor Alex Mont’elberto, que tem a sua oficina de arte localizada na Rua Itapiuna, número 1117, em Candeias. Escultor por vocação desde 1978, ele é formado em design e tem peças expostas nos mais diversos locais do Brasil e do exterior, como em Portugal e França.
“Eu trabalho aqui nesta oficina em Candeias há 25 anos, cheguei e não quis mais sair. Eu uso um processo que envolve a sustentabilidade, reciclando alumínio e usando madeira de demolição e reflorestamento, e tudo que preciso encontro à minha volta. Jaboatão tem arte e a natureza daqui é muito bela. Eu uso como referência peixes e pássaros da região, toda essa fauna que é meu dia a dia aqui. Uso tudo isso como inspiração no meu trabalho, pensando sempre na sustentabilidade”, afirmou Alex.
Outras peças também podem ser encontradas na loja de artesanato do Shopping Guararapes, em Piedade. O espaço reúne o trabalho de dezoito artesãos da cidade. “Somos uma loja colaborativa que reúne vários segmentos, desde reciclados e religiosos até esotéricos e souvenirs. Tudo aqui é feito com muito carinho e dedicação. Cada detalhe das peças é importante porque transformamos em amor”, explicou a artesã Vânia Carla.