TURISMO

Saiba como são os passeios turísticos em Capitólio, Minas Gerais

O destino conta com lagos, cachoeiras, vales e trilhas, ideais para quem quer curtir um ambiente mais calmo ou encarar uma aventura

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 06/01/2022 às 11:55 | Atualizado em 08/01/2022 às 15:02
Notícia
X

A matéria foi atualizada no dia 08/01 para registrar o deslizamento de pedras que atingiu embarcações com turistas no Lago de Furnas

As águas verde esmeralda chamam atenção e dão o tom de paraíso à cidade de Capitólio, localizada em Minas Gerais. O destino conta com lagos, cachoeiras, vales e trilhas, ideais para quem quer curtir um ambiente mais calmo ou encarar uma aventura. 

>> VÍDEO: deslizamento de pedras atinge embarcações com turistas em Capitólio, Minas Gerais

A 280 km da capital Belo Horizonte, o local também é conhecido como “Mar de Minas”, devido à imensidão das águas que dão vida à localidade. O protagonista é o Lago de Furnas, principal atração turística da região e considerado um dos maiores lagos artificiais do mundo.

Reprodução/Twitter @waterfallbr
Capitólio, Minas Gerais. - Reprodução/Twitter @waterfallbr
Reprodução/Twitter @waterfallbr
Capitólio, Minas Gerais. - Reprodução/Twitter @waterfallbr
Reprodução/Twitter @waterfallbr
Capitólio, Minas Gerais. - Reprodução/Twitter @waterfallbr
Reprodução/Twitter @waterfallbr
Capitólio, Minas Gerais. - Reprodução/Twitter @waterfallbr

O viajante não pode deixar de visitar a Cachoeira Lagoa Azul, Cachoeira Cascatinha, Cachoeirinha da Ilha e o Vale dos Tucanos. Depois, a experiência se completa ao subir no Mirante dos Cânions de Capitólio, no pôr do sol, para contemplar a beleza do Lago de Furnas do alto.

As Cachoeiras da Trilha do Sol, as Cachoeiras Paraíso Perdido, as Cachoeiras Pé de Serra e as Cachoeiras do Retiro Viking, também não ficam de fora do encanto e podem ser visitadas em um único percurso. Outro destaque é o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma área de mais 200 mil hectares, que acolhe a nascente do Rio São Francisco.

Como chegar a Capitólio?

A chegada na cidade precisa ser feita por via terrestre, já que não há aeroportos na região. Os aeroportos mais próximos são da cidade de Belo Horizonte (282 km), São Paulo (440 km) e Rio de Janeiro (635 km).

Deslizamento no Lago de Furnas, em Capitólio

Três embarcações com turistas foram atingidas por um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas.

O caso aconteceu neste sábado (8) e, segundo o Corpo de Bombeiros de Piumhi, deixou mais de 15 vítimas. Em entrevista à CNN, o tenente Pedro Aihara informou que uma morte foi confirmada.

Ainda segundo os bombeiros, três pessoas estão internadas em estado grave na Santa Casa de Passos. Outro seis turistas tiveram somente ferimentos leves e foram encaminhados ao Pronto Socorro de São José da Barra.

Os bombeiros atestou a veracidade de um vídeo que circula na internet e mostra o exato momento em que um dos cânions atinge os barcos.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, as informações apontam que uma "tromba d'água” junto a pedras teria causado deslizamento das pedras de uma altura de mais de 5 metros.

Foram deslocadas para o local guarnições de Passos e Piumhi.

Tags

Autor