TRAGÉDIA

Capitólio: com parte do circuito náutico interditado, setor turístico do "Mar de Minas" sofre consequências da tragédia

A medida restritiva dura enquanto ocorrem as investigações acerca da tragédia que deixou 10 mortos no último sábado (8)

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 10/01/2022 às 13:26 | Atualizado em 10/01/2022 às 20:17
Notícia
X

Parte do circuito turístico da cidade, os passeios náuticos nos Cânions de Furnas e na Cascata d 'água, ambos em Capitólio, Minas Gerais, seguem temporariamente fechados. A medida restritiva dura enquanto ocorrem as investigações acerca da tragédia que deixou 10 mortos no último sábado (8). Segundo a prefeitura do município, as demais atividades náuticas na região seguem operando.

Em entrevista à TV Integração, o prefeito da cidade Cristiano Geraldo da Silva (PP) disse que, desde 2020, quando houve uma tromba d'água que deixou vítimas fatais na região, é feito um trabalho de conscientização com as empresas e donos de lanchas nas cachoeiras.


"Nós temos dentro do município uma legislação que proíbe a ancoragem dentro do cânion e as pessoas nadarem lá […] Precisamos de parecer técnico, de uma equipe técnica, para ter uma avaliação do local e a partir daí criarmos critérios de segurança já pensando em uma fatalidade como essa", afirmou ele à emissora.

A tragédia tem impacto direto no setor turístico de Capitólio. A cidade é um dos principais atrativos de viajantes devido a sua estonteante vista, banhada com as águas verdes esmeraldas. Segundo o Estado de Minas, o município recebia cerca de 30 mil visitantes por dia, durante o final de semana.

>> Saiba como são os passeios turísticos em Capitólio, Minas Gerais

Ao portal Estado de Minas, o guia turístico Shannon Aramys, que atua na área há oito anos, diz temer pelo turismo na região. "As pessoas terão medo de visitar a região, principalmente os cânions, por temerem outros desmoronamentos. Acredito que deva ser realizada uma interdição do local e cabe às autoridades fazerem uma vistoria detalhada para evitar esse tipo de acontecimento", ele afirma.

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais emitiu uma nota em que classificou o ocorrido no Lago de Furnas como “tragédia”, além de lamentar. “Solidarizamos com os familiares nesse difícil momento e seguimos acompanhando o trabalho de resgate da Defesa Civil de MG, do Corpo de Bombeiros de MG e da Marinha do Brasil”, escreveu o órgão.

O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, também disse lamentar o que aconteceu em Capitólio e manifestou solidariedade e apoio a todos os envolvidos em nome do ministério. "A Marinha mantém embarcações no local e adotou todas as providências necessárias para apoio, resgate e remoção de feridos para a Santa Casa de Capitólio, além de prestar auxílio a outros órgãos que atuam no local”, declarou em nota.

Deslizamento no Lago de Furnas, em Capitólio

Três embarcações com turistas foram atingidas por um deslizamento de pedras no Lago de Furnas, em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas.

O caso aconteceu neste sábado (8) e, segundo o Corpo de Bombeiros de Piumhi, deixou mais de 15 vítimas. Segundo informações da Polícia Civil, foram confirmadas as mortes de dez pessoas no acidente. 

Tags

Autor