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PANDEMIA

Aumento de casos de covid-19 e gripe faz centenas de voos serem cancelados; saiba o que fazer

As operações de voos seguem sendo afetadas graças ao crescimento do número de casos de covid-19 e gripe; veja o que fazer em caso de cancelamento

Agência Brasil Flávio Oliveira
Agência Brasil
Flávio Oliveira
Publicado em 10/01/2022 às 12:54
Brandon Bell / GETTY IMAGES NORTH AMERICA
A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC), que prevê as inspeções remotas, foi aprovada durante a primeira reunião ordinária da diretoria colegiada de 2022. - FOTO: Brandon Bell / GETTY IMAGES NORTH AMERICA
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Centenas de voos nacionais e internacionais estão sendo cancelados nos aeroportos brasileiros por falta de tripulação, incluindo pilotos e copilotos. A situação tem sido provocada pelo aumento das dispensas médicas no mês de janeiro, por covid-19 e influenza.

As três principais companhias aéreas brasileiras – Azul, Gol e Latam – confirmaram o impacto nas operações. Procurada, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) disse que "está monitorando os casos de doenças respiratórias causadas em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo".

A Latam, por exemplo, informou aos passageiros que já cancelou 1% de todos os voos domésticos e internacionais em janeiro. Na companhia, ao menos 111 decolagens foram canceladas entre hoje (10) e o próximo domingo (16).

"A Latam lamenta essa situação, totalmente alheia à sua vontade. Antes de se dirigir ao aeroporto, a companhia orienta que o cliente confira o status do seu voo diretamente em latam.com", disse a companhia por meio de nota.

A Gol também confirmou que houve "um aumento dos casos positivos entre colaboradores" nos últimos dias, mas disse que "nenhum voo foi cancelado ou sofreu alteração significativa por este motivo. Os funcionários que apresentam resultado positivo estão sendo afastados das funções para se recuperarem em casa com segurança", diz nota divulgada pela companhia.

No caso da Azul, em janeiro houve aumento de 405% nos afastamentos por motivos médicos, em relação à média dos últimos 12 meses, segundo dados apresentados pelo Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA). A situação levou a companhia a propor acordo coletivo aos empregados, no qual ofereceu gratificação em dinheiro a quem aceitar redução de folgas.

De acordo com Ondino Dutra, presidente do SNA, a Azul disse em reunião com o sindicato que pretendia cancelar "centenas de voos", sobretudo na segunda quinzena de janeiro. Em nota, a companhia afirma que "90% das operações da companhia estão funcionando normalmente".

A nota da Azul informou ainda que "por razões operacionais, alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes – casos esses que, em sua totalidade, apresentaram um quadro com sintomas leves – e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e covid-19 no Brasil e no mundo".

No Aeroporto de Viracopos (SP), principal hub da companhia Azul, foram registrados ao menos 53 cancelamentos entre ontem (9) e hoje.

O que fazer em caso de cancelamento

Segundo as regras da Anac, em caso de cancelamentos com menos de 72 horas de antecedência, o passageiro tem direito a reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação, sem custo, em outro voo, seja da própria companhia ou de outra empresa aérea.

Todos os direitos dos passageiros, inclusive em relação à contaminação por covid-19, podem ser encontrados na portal da Anac.

REUTERS/Roosevelt Cassio
trabalhador, máscara protetora, Aeroporto Internacional de Guarulhos , coronavírus COVID-19, Guarulhos - FOTO:REUTERS/Roosevelt Cassio

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