Musculação acelera o emagrecimento, hipertrofia e reduz o risco de problemas de saúde
No topo da lista das atividades físicas mais populares entre os brasileiros, musculação e treinamento funcional apresentam benefícios para a saúde e bem-estar. A dúvida recai sobre quais são as diferenças entre os métodos e se existe alguma especificidade que confira vantagem na musculação ou funcional. Ao se matricular em uma academia podem surgir questionamentos sobre qual modalidade escolher. Aliás, o que seria melhor, musculação ou treinamento funcional? Especialistas ressaltam que ambas as estratégias reúnem benefícios. O estilo de vida do aluno vai determinar a preferência. Confira os benefícios das modalidades.
LEIA MAIS
>> Musculação para conquistar autonomia, mobilidade e força
>> Mexa-se contra a trombose
>> Botox e exercícios físicos combinam? Confira as especificidades
MUSCULAÇÃO
De acordo com os especialistas em educação física, a musculação pode ser feita tanto para acelerar o emagrecimento, aumentar a massa muscular quanto para evitar e tratar diversos problemas de saúde. Só para ilustrar, uma pessoa que treina, ao menos três vezes por semana, durante 60 minutos, pode conseguir os seguintes benefícios:
Ter músculos durinhos e tonificados
Aumentar a resistência óssea
Melhorar o condicionamento respiratório e cardíaco
Queimar gordura corporal
Sob o mesmo ponto de vista, para conseguir a hipertrofia, o recomendado é ter bom senso. Seguir a orientação e acompanhamento profissional, respeitando os intervalos entre um exercício e outro para que o corpo possa descansar e ajustar o metabolismo bem como a liberação de hormônios.
Funcional simula movimentos naturais do corpo e também apresenta muitos benefícios. Foto: Divulgação
TREINAMENTO FUNCIONAL
Durante o treinamento funcional o corpo passa por uma série de atividades que simulam a rotina diária. Dessa maneira os acessórios como medicine ball, plataforma de equilíbrio e minitrampolim são usados para aumentar a precisão de movimentos como: correr, pular, equilibrar, escalar e andar. Além da definição muscular os praticantes de treinamento funcional conquistam outros benefícios depois de algum tempo. Os principais são:
Otimizar a coordenação motora
Acelerar o metabolismo
Aumentar a flexibilidade
Fortalecer os músculos do CORE (região que compreende abdômen, lombar e pélvis)
Proporcionar ganho de força e resistência muscular
Vale a pena lembrar que, justamente, por usar tantas nuances, o treinamento funcional frequentemente é incluído na rotina de atletas. Essa prática pode ser feita por indivíduos de todas as idades uma vez que as aulas unem princípios da fisioterapia e reabilitação corporal em exercícios que fortalecem articulações, ligamentos e tendões. Em suma, o desenvolvimento da consciência corporal reduz os riscos de lesões e problemas relacionados ao sedentarismo e excesso de peso.