Desempenho

Entenda como a qualidade do sono afeta seus resultados nos treinos

Dormir bem é um dos pilares para conquistar os objetivos almejados, ao lado dos exercícios físicos e alimentação

Luana Ponsoni
Cadastrado por
Luana Ponsoni
Publicado em 12/03/2020 às 17:35
 Freepik/Banco de Imagens
Durante o sono, o corpo produz o hormônio GH, que atua no aumento da síntese proteica dos músculos - FOTO: Freepik/Banco de Imagens

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), 73 milhões de brasileiros, ou 35%, têm problemas para dormir. A maioria sofre de distúrbios da Insônia, que é a dificuldade em iniciar e manter o sono. Quem treina com foco em hipertrofia, mas apresenta o problema ou dorme pouco por outros motivos pode ter os resultados comprometidos. A constatação é feita por especialistas da área e reforçada neste mês, que tem nesta sexta-feira (13) o Dia Mundial do Sono.

É durante o sono que o GH é produzido. Secretado, principalmente, nas fases mais profundas do sono, o hormônio do crescimento contribui para evitar o acúmulo de gordura corporal e melhorar a performance, pelo aumento da síntese proteica dos músculos.

“Entre um treino e outro, o sono auxilia na recuperação física e mental, restituição de tecidos e consolidação da memória. Na prática, uma boa noite de sono deixa o praticante de exercícios físicos  'zerado' para absorver novos benefícios da atividade física no outro dia”, completou.

Se durante a noite o sono costuma ser desregulado, interrompido ou incompleto é imprescindível procurar ajuda médica. A automedicação pode agravar os quadros de insônia e dificultar a identificação da real causa do problema. 

“A indicação para quem dorme mal é procurar um médico especialista em medicina do sono, principalmente na presença de roncos ou paralisação da respiração durante o sono. Os tratamentos, quando feitos de maneira correta, podem ser simples. Mas existem recomendações que ajudam em casos não clínicos: revise seus hábitos ao deitar: invista em travesseiros e colchões adequados para manter a disciplina postural, tome um banho morno antes de deitar para relaxar, evite o uso de aparelhos eletrônicos 30 minutos antes de dormir, mantenha o ambiente arejado, silencioso e o mais escuro possível e faça refeições leves antes de ir para a cama. Se nada disso melhorar seu sono, aí sim, procure um médico", aconselhou o  cirurgião de cabeça e pescoço e otorrinolaringologista, Dr. Cleydson Oliveira.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO EM PERNAMBUCO

Com o slogan “Sono e sonhos melhores para um mundo melhor”, os especialistas da Associação Brasileira do Sono (ABS) irão promover de 13 a 19 de março a Semana do Sono 2020, campanha de conscientização social sobre a importância do sono para a saúde física e mental. As ações, em Pernambuco, acontecem no Recife, em Petrolina e Arcoverde. 

 A programação foi montada para promover o diálogo com profissionais da saúde, pesquisadores, educadores, políticos e toda a sociedade sobre a importância do sono em todas as fases da vida.

HORAS DE SONO NECESSÁRIAS EM CADA FASE DA VIDA

Recém-nascido: de 14 a 18 horas por dia, intercalando períodos acordado a cada 3 ou 4 horas. 

3 aos 5 anos: 13 a 15 horas com períodos de cochilos durante o dia

6 aos 12 anos: de 9 a 11 horas por dia, não havendo mais a necessidade de cochilo diurno.

Adolescência: mudanças no padrão de sono, com a necessidade de sono de 8 a 10 horas. 

Vida adulta: varia de 7 a 9 horas, sendo a média de 8 horas.

Idosos: podem manifestar mais despertares noturnos e a tendência ao avanço de fase do sono, ou seja, tendência a dormir mais cedo e acordar mais cedo, podendo ceder mais facilmente a necessidade de cochilar durante o dia.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO SONO NO ESTADO

14 de março - Ação Pública com orientação à população no Recife

7h às 12h - Calçadão de Boa Viagem - III Jardim (Em frente ao número 1998)

15 de março - Ação Pública com orientação à população em Petrolina

8h às 12h - Parque Josepha Coelho

20 de março - Ação Pública com orientação à população Arcoverde

8h às 12h - Praça Virgínia Guerra

Comentários

Últimas notícias