retomada pós-pandemia

Reabertura de academias e práticas esportivas pode ser antecipada após diálogo com governo

Deputado federal Felipe Carreras revelou que uma reunião com representantes do governo do estado abriu a discussão para antecipar a reabertura das academias

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 05/06/2020 às 10:46 | Atualizado em 10/06/2020 às 12:29
AFP
Academias estão fechadas desde o dia 18 de março em Pernambuco - FOTO: AFP

A reabertura das academias faz parte do nível 2 do plano de convivência do governo de Pernambuco e ainda não tem data definida. Mas isso pode mudar. De acordo com o deputado federal Felipe Carreras (PSB), o setor pode ter sua retomada antecipada por ser um serviço de promoção de saúde e qualidade de vida. Representantes do governo e entidades ligadas ao setor de academias e práticas esportivas se reuniram em videoconferência na quinta-feira para discutir o tema e estabelecer um cronograma de reabertura, que pode ser divulgado na próxima semana. 

>> Sindicato das Academias não concorda com plano de abertura: "ninguém aguenta mais"

>> Confira o plano de reabertura das academias em Pernambuco

>> Academias seguem protocolo de segurança para reabertura pós-pandemia

A pauta reuniu a retomada de academias, boxes de crossfit, estúdios, assessorias esportivas como corridas rua, triatlo, entre outras. Carreras destacou que academias promovem saúde e deveriam constar entre os primeiros estabelecimentos na lista da retomada econômica.

"A volta das academias, a volta das atividades físicas, tem que ser a primeira da fila na reabertura. Afinal de contas, não é só atividade econômica, é saúde, é qualidade de vida. Atividade física combate a depressão, obesidade, pressão alta, ou seja, ajuda a imunidade. A reunião foi produtiva e vamos ter outro encontro na próxima semana e se Deus anunciando um cronograma e que o setor como um dos primeiros a voltar na produção de saúde, qualidade de vida, e que os profissionais de educação física também possam retornar as suas atividades. Em breve voltamos com mais notícias", comentou Carreras.

A videoconferência reuniu o deputado Felipe Carreras, o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Bruno Schwambach, responsável pelo plano de reabertura no Estado, a secretária de esportes da prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, e secretaria-executiva da pasta, Yane Marques, o presidente do Conselho Regional de Educação Física (Cref-PE), Lúcio Beltrão, o diretor do sindicato das academias (Sindac-PE), Paulo Henrique Silveira, e o presidente da Associação das Academias do Brasil (Acad), Leonardo Pereira e Nuno Trigueiro, que representou as assessorias de corridas e treinos funcinais. Um novo encontro deve acontecer na próxima semana.

 

Comentários

Últimas notícias