coluna vida fit

O que pode e o que não pode na reabertura das academias em Pernambuco?

A retomada das academias em Pernambuco está marcada para a próxima segunda-feira, dia 20 de julho

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 15/07/2020 às 12:47 | Atualizado em 15/07/2020 às 12:56
AFP
Academias e similares não permitirão aglomerações durante o treino - FOTO: AFP

A proximidade da reabertura das academias em Pernambuco, na próxima segunda-feira (20), aumenta a expectativa de retorno aos treinos de alunos e profissionais de educação física. É importante destacar, porém, que a retomada terá uma série de restrições e exigirá maior cuidado de todos que frequentam os estabelecimentos. A prioridade no momento é garantir a segurança e o cumprimento de medidas que reduzem o risco de contaminação da covid-19.

>> Protocolo das academias é divulgado em Pernambuco; veja as novas regras

>> Reabertura das academias marcada para dia 20 de julho

Confira as novas regras da primeira fase da retomada das atividades no setor, de acordo com o protocolo divulgado pelo governo de Pernambuco. 

Cafézinho pré e pós-treino

Sabe aquela conversa para atualizar as fofocas da semana? Por enquanto esse momento será reduzido aos cumprimentos de "oi, tudo bem e tchau". Alunos, professores, funcionários e colaboradores vão precisar respeitar o distanciamento dentro das academias. Há também a necessidade de treinar e ceder a vaga para os próximos alunos. Nesse primeiro momento, alguns estabelecimentos vão funcionar com esquema de reserva de horários.

Higienização de aparelhos 

Não será possível usar um equipamento e deixá-lo de qualquer jeito. Os alunos terão que limpar todos os aparelhos e acessórios assim que utilizá-los. As academias precisarão reforçar essa comunicação. Além do autocuidado é fundamental contribuir com ações que protejam todos que estão compartilhando o ambiente. 

Garrafinhas individuais

Vai beber água? Leva a garrafinha e não compartilha com ninguém. O mesmo esquema deve ser seguido com colchonetes que serão utilizados em aulas coletivas. As academias não devem oferecer os copinhos descartáveis nesse primeiro momento e devem sempre lembrar a necessidade de cada um ser responsável por seus acessórios de treinos. 

Treino com máscara

O uso de máscara será obrigatório para todos. Sabe que vai suar e a molhar a máscara? Leva outra de reserva para fazer a troca na academia. Os estabelecimentos não permitirão a entrada de pessoas sem o equipamento de proteção individual. O uso será obrigatório inclusive durante o treino. Sentiu dificuldade para respirar? Faz uma pausa e reduz a intensidade do exercício. Os profissionais de educação física vão acompanhar o retorno para evitar exageros nas cargas e nos volumes. É tudo uma questão de adaptação.

Acesso com segurança 

Em caso de uso do leitor digital para entrar na academia, solicite álcool em gel para higienizar as mãos. Há também a possibilidade de pedir outro tipo de identificação para ter acesso ao local. Por exemplo, por identificação de CPF ou RG. Os calçados também precisam ser higienizados com solução apropriada. Muitas academias vão utilizar tapete sanitizante. 

 

 

Comentários

Últimas notícias