coluna vida fit

Coronavírus: obesidade é fator de risco para pacientes com covid-19

Pesquisa realizada pelo Serviço de Saúde do Reino Unido alertou que pessoas obesas apresentam maior risco de desenvolver versão grave da doença

Gabriela Máxima
Cadastrado por
Gabriela Máxima
Publicado em 27/07/2020 às 12:28 | Atualizado em 27/07/2020 às 12:28
A obesidade é uma doença crônica e se tornou um problema de saúde pública
Três em cada dez adultos podem ter obesidade no Brasil até 2030 - FOTO: A obesidade é uma doença crônica e se tornou um problema de saúde pública

Obesidade é um dos fatores de risco para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. De acordo com pesquisa desenvolvida pela Serviço de Saúde da Inglaterra, o excesso de peso é fator de vulnerabilidade para pacientes com covid-19. O estudo descobriu que a maioria das pessoas obesas precisa de internação. Em muitos casos, o paciente precisa ser encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Pessoas com níveis de obesidade mais elevados necessitam de maiores cuidados. Pesquisa aponta que pessoas acima do peso têm 40% de chance de morrer com covid-19, o percentual aumenta para 90% quando há o diagnóstico de obesidade. De acordo com a doutora Alison Tedtone, nutricionista chefe do Serviço de Saúde da Inglaterra, obesidade é um fator de risco e até morte para a covid-19 e outras doenças crônicas. 

A médica chama a atenção para os benefícios de se manter saudável, com o peso dentro dos padrões normais. "Perder peso pode trazer enormes benefícios para a saúde e também pode ajudar a proteger contra os riscos de saúde do Covid-19. O argumento da ação contra a obesidade nunca foi tão forte", disse em entrevista à BBC inglesa.

Combate à obesidade

Assim como acontece no Reino Unido, o índice de obesidade no Brasil é bastante elevado. Com o isolamento social e as consequências da pandemia, o sedentarismo aumentou no país, o que fatalmente sinaliza um alerta para o risco de desenvolvimento da doença.

Profissionais de educação física e nutricionistas ressaltarm que obesidade e uma doença crônica e exerce forte influência em outros diagnósticos graves como diabetes, hipertensão e depressão. Para combater o aumento de peso de forma sustentável é importante praticar exercícios físicos e estabelecer uma dieta com alimentação saudável.

 

Comentários

Últimas notícias