No Dia das Crianças, especialistas alertam sobre obesidade infantil

Publicado em 12/10/2016 às 9:06
A obesidade infantil também preocupa. 
Foto: Divulgação
FOTO: A obesidade infantil também preocupa. Foto: Divulgação
Leitura:
Entre 1990 a 2014, a quantidade de crianças menores de 5 anos com sobrepeso aumentou de 31 para 41 milhões. Divulgação Entre 1990 a 2014, a quantidade de crianças menores de 5 anos com sobrepeso aumentou de 31 para 41 milhões. Divulgação Nesta quarta-feira (12), o Brasil está celebrando o Dia das Crianças. A data está condicionada ao recebimento de presentes por parte dos pequenos, mas é necessário também utilizá-la  para refletir sobre a saúde dos futuros adultos. Um dos principais desafios nesse sentido enfrentado pelo Brasil  é a obesidade infantil. Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, do Ministério da Saúde, em 2013, cerca de 8% de todas as crianças de 0 a 5 anos eram consideradas obesas no Brasil. Um aumento de 79,3% desde 2008. Segundo a Organização Mundial da Saúde a (OMS) , entre 1990 a 2014, a quantidade de crianças menores de 5 anos com sobrepeso aumentou de 31 para 41 milhões. A doença é considerada muito preocupante, inclusive, porque leva a diversas complicações a curto, médio e longo prazos.  
A obesidade infantil é um grande desafio devido às associações metabólicas, cardiovasculares, pulmonares, ortopédicas e psicológicas. Além disso, o excesso de peso na infância é um fator de risco para o desenvolvimento da obesidade também na vida adulta ”. Karina Hatano, médica do exercício e do esporte.
A orientação da prática de exercícios e a mudança de hábitos alimentares são condições fundamentais para combater esse mal. A doutora Karina explica que as atividades físicas beneficiam a coordenação motora, possibilitam o conhecimento do próprio corpo e viabilizam o controle do nível de açúcar do sangue e da pressão arterial. Também estabilizam o batimento cardíaco e tonificam a musculatura. Isso sem falar no aspecto emocional. “Estimulam o convívio social e a disciplina, ajudam a formar o caráter e fortalecem a autoestima, enfim uma melhora por completo”, completou. obesidade-infantil Para isso não é necessário enormes esforços, muito pelo contrário. Na opinião da especialista o mais importante nessa fase da vida é gastar energia. As atividades como pega-pega, esconde-esconde, brincar na piscina e no parque, pular corda, ou até mesmo uma curta caminhada com os pais já são suficientes rumo a uma vida saudável. “O videogame que se usa o movimento do próprio corpo virou um aliado no combate ao sedentarismo. Os consoles com sensores de movimento são os mais indicados pois estimulam a prática de exercícios físicos e oferecem uma vasta sugestão de jogos que proporcionam movimentação e alto gasto calórico”, conta a médica. No combate à obesidade infantil, a medicina esportiva se vale de alguns procedimentos como avaliar o organismo da criança, sua rotina e alimentação. São feitos ainda exames complementares e de eventuais complicações decorrentes da obesidade, como diabetes, aumento do colesterol e triglicérides. Mediante os resultados, são dadas as indicações de exercícios e orientação nutricional. O acompanhamento periódico permite mensuarar ainda os progressos, as perdas de massa gorda e o aumento da massa magra.

Últimas notícias