A deputada federal Joice Hasselmann contou para os 950 mil seguidores como fez para eliminar 20kg. Apesar de muitas mulheres elogiarem a atual forma física da parlamentar, as revelações foram de encontro a quase tudo que muitos nutricionistas defendem sobre emagrecimento saudável. A primeira "surpresa" surgiu quando Hasselmann contou que perdeu 20kg ao prescrever a própria dieta. Em sua defesa, disse "amar" nutrição e estudar muito sobre o assunto.
No vídeo em que fez as revelações, ela não deixa claro em quanto tempo se deu a perda de peso. Apenas como fez para estar mais leve. Para muitas pessoas que assistiam ao vídeo ao vivo, disse que passou 40 dias tomando "sopa proteica". "Porque o que adianta mesmo, gente, é dieta à base de proteína. Eu já sei, não adianta. Porque de dieta eu entendo, sou craque! Tem que ter proteína e acabou. Isso eu não preciso ensinar para vocês, tem um monte de site de saúde aí", afirmou".
O passo seguinte foi introduzir sólidos à base de frutas e legumes, para só então voltar a alimentação normal, mas com porções reduzidas. "Até a salada eu diminui pela metade, porque quando você passa muito tempo na dieta líquida e colocando esses legumes para dentro, me fez comer um volume muito menor, porque eu estava comendo por ansiedade.... mas eu encontrei quais eram os problemas", continuou.
A deputada contou ainda que é adepta do jejum intermitente e costuma passar várias horas sem comer até o momento em que almoça. "Ainda empurro (o horário) um pouquinho mais para frente", disse.
A prática, inclusive, ainda não é recomendada pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). No ano passado, a entidade publicou parecer contra a aplicação por nutricionistas por falta de estudos que certifiquem a segurança do método em humanos.
"Há uma diferença entre perda de peso e emagrecimento que as pessoas não entendem. Emagrecer é reduzir a gordura corporal. Mas como teve essa perda de peso rápida, a maior parte veio da perda de água e músculo. Gordura foi oxidada em menor proporção do que se imagina", observou a nutricionista Vanessa Tavares.
Quem se arrisca no território das dietas restritivas, sem orientação de um profissional, corre o risco de ter perda de cabelo, insônia, problemas intestinais, problemas no metabolismo energético, de mineralização óssea e até arritmia cardíaca. O efeito sanfona também passa a ser uma possibilidade.
"Ela pode estar linda e maravilhosa, quem somos nós para julgar, mas, em se tratando de saúde, não existe em nada do que ela fez, não existe mesmo", alertou Vanessa Tavares
Ver essa foto no Instagram