Dormir bem favorece o emagrecimento; veja os dez mandamentos de uma boa noite de sono
Basta uma noite mal dormida para prejudicar sua dieta
Pesquisa feita este ano pela Royal Philips com 13 mil adultos em 13 países revela que 78% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono (insônia, privação do sono, transtornos de ritmo circadiano, apneia do sono, entre outros). O resultado é preocupante, visto que o sono regula nosso metabolismo. Já é sabido, através de estudos científicos, que pessoas que não dormem bem engordam e apresentam maior dificuldade para emagrecer.
Você sabia que bastam duas noites maldormidas para alterar todo o metabolismo do organismo? Essa desorganização aumenta um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminui os índices da substância que inibe o apetite (leptina). O resultado prático: a pessoa acaba comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem. E mais: pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition de 2011 aponta que uma noite de sono de má qualidade aumenta o consumo de alimento em torno de 300 calorias por dia.
Ou seja, dormir bem é um aliado para as dietas de emagrecimento. Isso por que na hora que estamos dormindo ocorre o pico de secreção do GH, um hormônio que, entre outros benefícios à saúde, tem características de queimar gordura e produzir músculos. Sendo assim, dormir poucas horas provoca a menor secreção de GH. Outra substância que está intimamente ligada ao repouso é a melatonina, hormônio que tem o poder de regular o ciclo do sono. A deficiência de melatonina pode causar diminuição do metabolismo, ampliação da resistência à insulina e aumento do apetite.
O médico americano Michael Breus, autor do livro "The Sleep Doctor’s Diet Plan" (na tradução do inglês: O Plano de Dieta do Médico do Sono), pontua que não basta dormir mais. "Esse sono precisa ter boa qualidade e quantidade ideal de horas para cada pessoa. Dormindo do jeito certo, você consegue perder até 7 quilos em um mês", atesta Breus. A estimativa do médico é de que uma noite de sono saudável deva ter cerca de sete horas e meia para que o metabolismo se acelere e evite que a pessoa sinta mais fome durante o dia, por exemplo.
10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO
- Horário regular para dormir e despertar;
- Ir para a cama somente na hora dormir;
- Ambiente saudável;
- Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir;
- Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;
- Não exagerar em café, chá e refrigerante;
- Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir;
- Jantar moderadamente em horário regular e adequado;
- Não levar problemas para a cama;
- Atividades repousantes e relaxantes após o jantar.
Fonte: Associação Brasileira de Medicina do Sono