Metabolismo

Dormir bem favorece o emagrecimento; veja os dez mandamentos de uma boa noite de sono

Basta uma noite mal dormida para prejudicar sua dieta

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 14/09/2021 às 22:19 | Atualizado em 14/09/2021 às 22:59
Notícia
X

Pesquisa feita este ano pela Royal Philips com 13 mil adultos em 13 países revela que 78% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono (insônia, privação do sono, transtornos de ritmo circadiano, apneia do sono, entre outros). O resultado é preocupante, visto que o sono regula nosso metabolismo. Já é sabido, através de estudos científicos, que pessoas que não dormem bem engordam e apresentam maior dificuldade para emagrecer.

Você sabia que bastam duas noites maldormidas para alterar todo o metabolismo do organismo? Essa desorganização aumenta um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminui os índices da substância que inibe o apetite (leptina). O resultado prático: a pessoa acaba comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem. E mais: pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition de 2011 aponta que uma noite de sono de má qualidade aumenta o consumo de alimento em torno de 300 calorias por dia.

Ou seja, dormir bem é um aliado para as dietas de emagrecimento. Isso por que na hora que estamos dormindo ocorre o pico de secreção do GH, um hormônio que, entre outros benefícios à saúde, tem características de queimar gordura e produzir músculos. Sendo assim, dormir poucas horas provoca a menor secreção de GH. Outra substância que está intimamente ligada ao repouso é a melatonina, hormônio que tem o poder de regular o ciclo do sono. A deficiência de melatonina pode causar diminuição do metabolismo, ampliação da resistência à insulina e aumento do apetite.

O médico americano Michael Breus, autor do livro "The Sleep Doctor’s Diet Plan" (na tradução do inglês: O Plano de Dieta do Médico do Sono), pontua que não basta dormir mais. "Esse sono precisa ter boa qualidade e quantidade ideal de horas para cada pessoa. Dormindo do jeito certo, você consegue perder até 7 quilos em um mês", atesta Breus. A estimativa do médico é de que uma noite de sono saudável deva ter cerca de sete horas e meia para que o metabolismo se acelere e evite que a pessoa sinta mais fome durante o dia, por exemplo. 

10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO

  1. Horário regular para dormir e despertar;
  2. Ir para a cama somente na hora dormir;
  3. Ambiente saudável;
  4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir;
  5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica;
  6. Não exagerar em café, chá e refrigerante;
  7. Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir;
  8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado;
  9. Não levar problemas para a cama;
  10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

Fonte: Associação Brasileira de Medicina do Sono

 

 

Tags

Autor