relaxa!

Massagem ajuda a combater dores e relaxar corpo e mente; veja dicas

"Se eu consigo me submeter às massagens, deverei ter uma vida melhor"

Imagem do autor
Cadastrado por

Marília Banholzer

Publicado em 04/07/2021 às 8:00 | Atualizado em 05/07/2021 às 7:16
Notícia
X

"A cada 15 graus que inclinamos nossa cabeça, para ver o celular, por exemplo, são cerca de 7 a 8 quilos de pressão sobre nossa cervical. É por isso que muita gente sente tanta dor no trapézio, na nuca, nas costas", explica a ortopedista Ana Laura Aureliano, médica do esporte na Seleção Brasileira Feminina de Futebol Sub 17. Com tanta pressão sobre os ombros e a coluna, quem num pediu para alguém de casa, ou mesmo um amigo, dar uma massageada onde dói? Pois bem, as massagens são indicadas por Ana Laura Aureliano não só para combater dores relacionadas ao estresse da rotina diária, mas para se buscar melhor qualidade de vida.

"Temos uma rotina estressante, que acaba nos deixando tensos e isso gera pontos de gatilho que doem. Tem gente que tem muitos pontos de tensão entre as escápulas (parte das costas). A própria lombalgia é a dor mais comum do mundo e muitas vezes está ligadas à tensões musculares", observa a médica do esporte. Para ela, as massagens podem ser aliadas para eliminar pontos de tensão. Ana Laura observa ainda que o tempo investido numa sessão de massagem pode trazer outros benefícios que vão além das questões físicas. "É um bom momento de tranquilidade, que você gasta com você. Isso também é muito importante para ter mais qualidade de vida hoje em dia." 

A ortopedista alerta, porém, que devem ser tomados alguns cuidados para a massagem não mascarar uma contusão na área dolorida ou, se feita por uma pessoa despreparada, acabar causando uma lesão ao invés de melhorar. "Em atletas, por exemplo, nós não usamos massagem relaxante, fazemos o chamado recovery, que acelera a recuperação da musculatura mais exigida no treino. Uma massagem relaxante, em caso de lesão, pode aliviar os sintomas, mas não curar o que precisa ser tratado", analisa.

"Também é importante procurar um serviço de massagem que tenha profissionais qualificados. Uma técnica aplicada errada pode piorar o ponto de dor. Há pessoas que precisam de diversas sessões para eliminar todos os pontos de gatilhos, e esse processo pode ser um pouco doloroso. Se uma pessoa não capacitada ficar insistindo em tirar um ponto de tensão, por exemplo, vai machucar o paciente e ele vai ser muita dor", alerta Ana Laura Aureliano.

DIVULGAÇÃO
Ter um momento de relaxar corpo e mente é importante para ter mais qualidade de vida - DIVULGAÇÃO

10 benefícios da massagem relaxante

Mais consciência e intimidade com o próprio corpo;

Ajuda com a revalorização da autoestima e da autoimagem;

Melhora a elasticidade dos músculos;

Ajuda com a circulação sanguínea;

Diminui o cansaço físico e mental;

Previne problemas musculares;

Libera hormônios que promovem o bem-estar;

Aumenta a circulação sanguínea;

Colabora com o sistema nervoso;

Elimina toxinas e resíduos metabólicos;

Massagem da cabeça aos pés

A fisioterapeuta e empresária Priscila Melo, proprietária do espaço DO Wellness & Beauty, que reúne salão de beleza, bistrô e spa, no Recife, conta que as massagens vêm sendo muito buscadas principalmente por homens e mulheres entre 30 e 65 anos de diversas atividades profissionais. "Percebemos que neste momento pandêmico as pessoas estão cada vez mais buscando cuidar de si de forma plena, de dentro para fora. Saúde e autocuidado é novo pretinho básico", opina.

Segundo a empresária, no mercado existe uma grande diversidade de massagens relaxantes. As massagens manuais, com pedras quentes ou com bambuterapia são as mais comuns. Entre as mais "famosas" estão Shiatsu e Reflexologia, por exemplo.

"A massagem DO é uma deliciosa terapia aromática personalizada, com manobras relaxantes da cabeça aos pés. São utilizadas sinergias específicas de acordo com as queixas de cada cliente, avaliadas previamente, proporcionando uma experiência única e acolhedora. As alquimias aromáticas trabalham o ponto primordial para o relaxamento, pois os óleos essenciais acessam diretamente o sistema límbico no cérebro, trabalhando as emoções que podem estar influenciando a tensão muscular. Aliando a aromaterapia à massagem temos um tratamento completo e especial", detalha a Priscila Melo.

Em geral, as sessões podem durar de 30 a 60 minutos e são utilizados produtos como óleos, cremes, e até velas derretidas próprias para massagem. Quanto aos instrumentos, podem ser pedras polidas, bambus, conchas, pindas ou simplesmente as mãos.

Tags

Autor