Exercício físico

Pull over: saiba para que serve e como fazer a execução correta do exercício

O pullover é um exercício eficaz para fortalecer os músculos do tronco superior, melhorar a postura, a flexibilidade e a coordenação. Veja como fazer!

Publicado em 21/06/2024 às 17:35 | Atualizado em 21/06/2024 às 17:38
Notícia

O pullover é um exercício composto que trabalha diversos músculos do tronco superior, com ênfase no peitoral maior, dorsal e tríceps.

Essa amplitude de movimento, além de fortalecer a musculatura, proporciona melhoria na postura, flexibilidade e coordenação.

Para que serve este exercício?

O pull over é um exercício fundamental para o desenvolvimento do peitoral maior, pois recruta esse músculo de forma intensa durante todo o movimento.

Além disso, o movimento também trabalha de forma significativa o músculo dorsal, promovendo o fortalecimento das costas e melhorando a postura.

Os tríceps atuam como auxiliares durante o exercício, contribuindo para o desenvolvimento da força e definição muscular nessa região.

E além de auxiliar para o crescimento muscular, este exercício exige coordenação entre os diferentes grupos musculares envolvidos no movimento, o que pode ajudar a melhorar a coordenação motora geral.

Veja como fazer o pull over de forma correta

De acordo com profissionais do canal MyTrainingPRO, a forma correta de realizar o exercício é a seguinte:

  • Deite-se em um banco reto com os pés apoiados no chão e a coluna vertebral reta.
  • Segure um halter com as duas mãos, com as palmas das mãos viradas para cima e os braços estendidos acima do peito.
  • Flexione levemente os cotovelos e mantenha-os próximos ao corpo durante todo o movimento.
  • Baixe lentamente o halter atrás da cabeça, até que os cotovelos fiquem flexionados em um ângulo de 90 graus.
  • Contraia os músculos peitorais e dorsais e traga o halter de volta à posição inicial, acima do peito.
  • Repita o movimento.

VEJA TAMBÉM:

De forma geral, você pode realizar 3 séries com 8 a 12 repetições, a depender da carga. Mas lembre-se! Consultar um educador físico, como o instrutor da sua academia, é essencial para a orientação correta do ideal para o seu caso. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor