A época das festas juninas é esperada por todos que amam as tradições culturais do período. Entre elas, as comidas típicas sempre fazem sucesso na mesa. Ao redor de tantas tentações, é importante ficar atento aos valores nutricionais destes alimentos, que, se consumidos em excesso, podem fazer mal para a saúde.
O milho é o ingrediente mais cobiçado do período, estado presente na maioria dos pratos. Mas é preciso ficar atento à qualidade do alimento que está sendo conduzido. A nutricionista Izabele Acioli, da Hapvida NotreDame Intermédica, explica sobre os cuidados na hora da escolha.
‘‘O mais adequado é o consumo do milho orgânico. O transgênico, assim como o em conserva, não traz benefício à saúde. Existem estudos, atualmente, que comprovam que o milho transgênico pode desencadear reações alérgicas. Apesar da praticidade, o milho em conserva é rico em sódio, por isso, também não é indicado.’’, alerta a nutricionista.
A profissional conta que o milho orgânico traz diversos benefícios à saúde: ‘’O milho natural, apresenta diversos benefícios, sendo rico em fibras, além de ser uma ótima fonte de carboidrato e energia’’, destaca.
Comidas como bolos de milho ou fubá, canjica, e pamonha são deliciosas, mas é importante ficar atento com a elevação nos níveis de açúcar e colesterol, principalmente aqueles que têm doenças crônicas como diabetes e hipertensão.
As bebidas alcoólicas também aparecem com frequência nas festas juninas. O consumo excessivo pode causar problemas hepáticos ou cardiovasculares a longo prazo, além de náuseas e vômitos, redução das funções motoras e cognitivas a curto prazo.
Izabele explica que moderação é a chave para aproveitar as festas juninas de maneira saudável: "Na verdade, é o excesso de tudo, alimentos e bebidas, que vai fazer com que a São João cause algum dano na saúde". O ideal Procurar locais que tenham condições higiênicas de preparo também é importante. Se possível, utilizar ingredientes mais saudáveis, como substituir o açúcar por adoçantes naturais, ao invés do leite de coco, pode ser usado o leite desnatado, dessa forma já é possível diminuir a quantidade de gordura dos alimentos.’’
A dica é: faça o consumo, aproveite a festa, mas faça com moderação, com consciência de que a saúde é o seu bem mais precioso.