Veja 6 exercícios de calistenia para turbinar as suas pernas
Os exercícios calistênicos desafiam seus músculos de forma intensa e eficiente, promovendo a hipertrofia e a definição muscular das pernas
Cansado de pagar academia para treinar as pernas? A calistenia te oferece a solução! Essa modalidade de exercícios utiliza apenas o peso do corpo para esculpir músculos fortes e definidos, e os treinos para as pernas são um exemplo disso.
A prática de exercício, que ganhou destaque na pandemia, tem conquistado cada vez mais adeptos. A modalidade de exercício é uma opção prática e interessante para quem não gosta do ambiente fechado da academia e prefere estar fazendo as atividades na rua, nos parques ou, até mesmo, dentro de casa.
"A calistenia é muito versátil com relação aos lugares para treinar: ela pode ser feita em casa, em aparelhos de calistenia e também em uma academia. O melhor de tudo é que o único equipamento realmente necessário é o peso do corpo", afirmou Júnior Britto, professor de educação física, ginástica artística e treino funcional.
Em entrevista ao portal Terra, o profissional revelou que a calistenia mesmo sendo uma modalidade de exercício que o peso do corpo é o suficiente para o treino completo, alguns acessórios podem ser úteis para os seus adeptos, como barras paralelas, barras fixas e argolas.
Preparado para turbinar suas pernas sem precisar de nenhum equipamento? Então, confira 6 exemplos de exercícios da calistenia, divulgados pelo portal Terra, que podem te auxiliar nos treinos de pernas!
Exercícios de calistenia para as pernas
1. Agachamento sumô
O agachamento sumô é uma variação do exercício que envolve uma postura mais ampla e os pés posicionados mais afastados do que no agachamento tradicional. O nome da atividade vem da posição mais aberta das pernas, similar à de um lutador de sumô.
2. Agachamento com salto
O agachamento com salto, também conhecido como agachamento pliométrico ou squat jump, é um exercício dinâmico que combina o movimento de agachamento com um salto explosivo.
O agachamento com salto é excelente para desenvolver força explosiva nos músculos das pernas, especialmente nos quadríceps, glúteos e panturrilhas. Também melhora a coordenação, equilíbrio e potência muscular, além de ser um exercício eficaz para queimar calorias devido à sua natureza intensa.
3. Afundo
O exercício afundo, que exige mais equilíbrio, visa principalmente os músculos das pernas, glúteos e quadril. Ele é feito de forma unilateral, ou seja, com apenas uma das pernas à frente e a outra atrás.
Durante a prática, enquanto a perna da frente se flexiona, a de trás serve para dar equilíbrio ao corpo.
4. Agachamento búlgaro
Semelhante ao agachamento unilateral, este exercício é realizado com a perna de trás apoiada em um objeto elevado, como uma cadeira ou caixa usada em academia de crossfit.
Não requer obrigatoriamente carga adicional, pois o simples fato de uma perna estar elevada atrás torna o movimento mais desafiador, sendo uma excelente atividade para praticar em casa ou no ar livre.
5. Agachamento isométrico
O agachamento isométrico é uma variação do exercício de agachamento em que você mantém uma posição de agachamento por um período prolongado, sem realizar movimentos ascendentes ou descendentes.
O intuito do exercício é fazer com que o agachamento seja executado por alguns segundos na posição de 90 graus. Para com que isso aconteça, você pode fazer a atividade com as costas encostadas na parede.
6. Agachamento cossaco
O agachamento cossaco, também conhecido como agachamento lateral ou lateral squat, é um exercício que combina movimentos de agachamento com deslocamento lateral.
No exercício, que é feito com movimentos alternados, uma perna faz a flexão de um lado e a outra se estica.
VEJA TAMBÉM:
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação profissional de exercício físico. Para obter orientações específicas sobre rotinas de exercícios, treinamento ou preocupações relacionadas, é essencial consultar um profissional de educação física especializado.”
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”