Treino de tríceps completo: 3 exercícios para definir seu braço
O treino de tríceps ajuda a tonificar, diminuir a flacidez, aumentar o volume da posterior do braço e também melhorar o apoio ao cotovelo
O tríceps é um músculo localizado na parte posterior dos braços, formado por 3 partes: a cabeça lateral, a cabeça medial e a cabeça longa.
Fortalecer essa musculatura é essencial para a execução de atividades rotineiras de forma dinâmica.
Essa musculatura é responsável por movimentos importantes da região, como a força para empurrar. Além disso, fortalecimento do tríceps pode eliminar aquele "tchauzinho", excesso de gordura na parte posterior do braço, que incomoda algumas pessoas.
Por isso, separamos 3 exercícios que trabalham todas as porções do tríceps
Mergulho nas paralelas (com ou sem pesos)
Como fazer:
Segure-se nos apoios do aparelho e erga o corpo até que os braços estejam alinhados e o corpo possa descer em linha reta.
Então, flexione levemente os joelhos e dobre os cotovelos, descendo o corpo até que a parte superior dos braços esteja paralela ao chão. Com os braços, erga o corpo novamente e retorne ao posicionamento original.
Dica:
Este exercício possui um nível de dificuldade intermediário. Para acrescentar a carga ao movimento, é possível adicionar caneleiras com peso nos tornozelos. Tenha atenção em relação à quantidade de carga utilizada para que esteja de acordo com os seus limites.
Outra dica relevante é manter o corpo o mais vertical que conseguir durante o exercício, para focar o trabalho nos tríceps. Se você inclinar para a frente, acionará o peito.
Tríceps na polia alta com barra reta
Como fazer:
Prenda uma barra reta a uma polia alta e segure-a com as palmas das mãos voltadas para baixo e separadas em uma distância equivalente à largura dos ombros.
Mantendo o corpo na posição reta, com uma leve inclinação do tronco para frente, aproxime os antebraços do corpo e deixe-os perpendiculares ao chão. Neste momento, os cotovelos estarão dobrados e os antebraços direcionados para a polia.
Use o tríceps para empurrar a barra até a frente das coxas, deixando os braços totalmente estendidos, ao mesmo tempo em que exala o ar. Pause o movimento por um segundo nesta posição, e volte lentamente a barra ao seu posicionamento original enquanto inala o ar.
Extensão de halteres sob a cabeça
Quando a extensão de halteres sob a cabeça é feita, com os braços erguidos acima da cabeça, a região da cabeça longa do tríceps é acionada. Este exercício de força possui um nível de dificuldade iniciante e além de atingir os tríceps, também trabalha os deltoides e o trapézio.
Como fazer:
Posicione-se em pé com os pés afastados em uma largura equivalente à largura dos ombros.
Segure um halter em cada uma das mãos e estender os braços para cima, sobre a cabeça, com uma palma da mão voltada para a outra.
Então, flexione os cotovelos e abaixe o haltere, colocando-o atrás da cabeça, de modo que ele fique perpendicular ao chão.
Pause brevemente e estenda os braços, levando o halter sob a cabeça e retornando à posição inicial.
Dica:
Este exercício de força possui um nível de dificuldade iniciante. Quando a extensão de halteres sob a cabeça é feita, com os braços erguidos acima da cabeça, a região da cabeça longa do tríceps é acionada.
Com informações de Mundo Boa Forma