6 doenças que a beterraba ajuda a combater
Devido aos seus benefícios, inserir a beterraba na alimentação é uma forma nutritiva de proteger a saúde e prevenir uma variedade de doenças
A beterraba, com sua vibrante cor roxa e sabor doce, tem grande poder nutricional, já que é repleta de vitaminas, minerais e antioxidantes que oferecem diversos benefícios à saúde.
Rica em fibras, ácido fólico, vitamina C e betalaínas, a beterraba geralmente é consumida de forma crua, cozida, assada ou em sucos.
Desde ajudar a controlar a pressão arterial até auxiliar na digestão e na proteção do sistema imunológico, esse vegetal proporciona uma série de benefícios para a saúde, ajudando a combater e prevenir males que atingem o organismo.
6 doenças que a beterraba ajuda a combater
1. Pressão alta
A hipertensão arterial é uma condição séria que, se não for tratada adequadamente, pode levar a complicações graves como infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal e diabetes.
"A hipertensão arterial não diagnosticada ou não tratada pode levar a problemas fatais", alerta o cardiologista Allan Cembranel, ao portal Terra.
A beterraba, rica em nitratos naturais, pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos e melhorar a circulação, contribuindo para a redução da pressão arterial.
2. Alívio da prisão de ventre
A prisão de ventre é um problema comum que pode causar desconforto e problemas digestivos. A beterraba é uma excelente fonte de fibra, essencial para melhorar o trânsito intestinal e a aliviar a prisão de ventre.
O médico coloproctologista Danilo Munhóz explicou a portal Terra que a fibra " permanece no interior do nosso intestino até o momento da eliminação, retendo água no nosso bolo fecal e tornando-o mais pastoso, o que facilita o transporte até o reto e a sua posterior eliminação através da defecação".
3. Fortalecimento do sistema imunológico
Uma boa imunidade é essencial para proteger o corpo contra infecções e doenças. "Os alimentos antioxidantes combatem os radicais livres, aumentam a resistência do organismo e impedem infecções virais e bacterianas", afirma a nutricionista Andreia Camilla Oliveira.
A beterraba é rica em antioxidantes como a vitamina C e betalaínas, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a manter o organismo saudável.
4. Proteção da visão
A saúde dos olhos é fundamental para a qualidade de vida. A beterraba pode ajudar a proteger a visão devido ao seu alto teor de vitamina A e betacaroteno.
Estes nutrientes são essenciais para a saúde ocular e podem ajudar a prevenir problemas como a degeneração macular e a catarata.
5. Combate à anemia
A anemia é uma condição caracterizada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue. "O ácido fólico é a forma sintética da vitamina B9, também conhecida como folato.
Essa substância é uma vitamina do complexo B imprescindível para a formação de glóbulos vermelhos e para o crescimento e função celular saudável", explica a nutricionista Alessandra Feltre.
A beterraba é uma excelente fonte de ácido fólico, ajudando na prevenção e tratamento da anemia.
6. Potencial contra demências
Estudos recentes indicam que a beterraba pode ter um papel importante na luta contra doenças neurodegenerativas.
Segundo uma pesquisa da Universidade do Sul da Flórida, em Tampa, a betanina, um composto que dá cor à beterraba, pode inibir reações químicas no cérebro associadas à progressão da doença de Alzheimer.
Essa descoberta sugere que a beterraba pode ser uma aliada na proteção contra demências e no desenvolvimento de tratamentos futuros.
Veja também: Os benefícios do suco de beterraba com limão para emagrecer
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”