Musculação ou exercício aeróbico: qual fazer primeiro no treino?

Ordem dos exercícios pode afetar os resultados e ajudar os praticantes de atividade física a atingirem os objetivos desejados nos treinos

Publicado em 14/08/2024 às 17:00

A ordem dos exercícios em um treino pode influenciar nos resultados. Uma dúvida comum entre os praticantes de atividade física é: musculação ou exercício aeróbico, o que fazer primeiro?

A resposta depende de diversos fatores, como objetivo, experiência e tipo de treino.

A musculação, focada no fortalecimento muscular, e os exercícios aeróbicos, que trabalham a resistência cardiovascular, são importantes para uma rotina de treino completa e eficaz.

A ordem em que eles são realizados pode impactar no desempenho, na resistência, na queima de calorias e no ganho de massa muscular.

A seguir, entenda cada ordem e saiba escolher qual tem mais a ver com seu objetivo.

Aeróbico antes da musculação

É recomendado para pessoas que desejam ter mais resistência física, fôlego ou melhor desempenho em atividades de corrida e bicicleta.

Além disso, o aeróbico prepara o corpo para a musculação, aumentando o fluxo sanguíneo nos músculos e melhorando a flexibilidade.

Aeróbico após a musculação

Fazer musculação e depois fazer aeróbico é indicado para quem quer ganhar músculos.

Iniciar o treino indo direto para a musculação ajuda a pegar mais peso e é uma boa tática para quem quer mais força e o crescimento muscular.

Essa ordem também é indicada para pessoas que querem emagrecer. Terminar o treino na esteira e fazendo atividade aeróbica vai usar o restante do estoque de energia e o corpo terá que usar a gordura como combustível.

Dicas

Quem é iniciantes podem pode começar o treino com o aeróbico para se adaptar ao exercício e, em seguida, fazer a musculação.

Os treinos de alta intensidade intervalada (HIIT) podem ser feitos no início do treino, antes da musculação, para ajudar na queima de calorias.

Veja mais: Benefícios de praticar exercícios físicos pela manhã

Tags

Autor