LEITURA

Confira editoras que disponibilizaram download gratuito de livros para ajudar nesta quarentena

Não faltam escolhas nas seleções feitas por grandes editoras brasileiras. Clássicos da literatura mundial, contemporâneos nacionais, literatura infantil, poesia e ensaios foram disponibilizados gratuitamente. Confira a lista completa:

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 25/03/2020 às 17:20 | Atualizado em 27/03/2020 às 23:48
Freepik
A leitura de e-books é uma alternativa muitas vezes mais prática e mais barata - FOTO: Freepik

JC
Boa notícia - coronavírus - JC

Em tempos difíceis como o que estamos vivendo, é preciso saber também a hora cuidar de si. Livros são ótimas alternativas para passar o tempo, seja de forma individual, ou até coletiva – virtualmente, claro – se várias pessoas decidirem iniciar a mesma leitura e trocar ideias. "A experiência literária cura a ferida da individualidade sem lhe minar o privilégio" escreveu o inglês C.S Lewis no ensaio An Experiment in Criticism, de 1961.

>> Coronavírus: Veja agenda de shows online do fim de semana

>> Do Louvre a Inhotim: conheça museus que oferecem visitas virtuais gratuitas

>> Trabalhadores informais receberão vale de R$ 600 durante crise do coronavírus, confirma governo

>> Milton Hatoum: 'Uma literatura ideológica pode enfraquecer o romance'

>> Coronavírus: Livraria do Recife faz delivery de livros durante a quarentena

Se faltam livros nas estantes de casa ou se os que estão por lá já não agradam mais, é o momento perfeito para aproveitar a iniciativa de grandes editoras brasileiras que, de forma solidária para incentivar as pessoas a ficarem em casa, estão disponibilizando e-books gratuitos.

Confira abaixo quais livros estão disponíveis e como fazer para baixá-los:

Freepik
A leitura de e-books é uma alternativa muitas vezes mais prática e mais barata - Freepik
DIVULGAÇÃO
Como Ter uma Vida Normal Sendo Louca - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
A Noite da Espera - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Mulher sob Influência de um Algoritmo - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Pós-F: Para Além do Masculino e do Feminino - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
A Literatura como Remédio - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Alice no País das Maravilhas - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
O Urso e o Rouxinol - DIVULGAÇÃO

Companhia das Letras

A editora liberou em seu site 10 livros - entre clássicos e autores contemporâneos, da literatura adulta e infantil - que podem ser baixados. São eles: O jardim Secreto (Frances Hodgson Burnett), Luzes de Emergência se Acenderão Automaticamente (Luisa Geisler), Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis), Nada me Faltará (Loureço Mutarelli), A noite da espera (Milton Hatoum). Reinações de Narizinho (Monteiro Lobato), Vamos Dar a Volta ao Nundo (Marina Klink), Veríssimas (Luis Fernando Verissimo), Viagem ao Centro da Terra (Júlio Vernes) e O Vilarejo (Raphael Montes).

Os arquivos estão disponíveis para download até o próximo dia 6 de abril. Além disto, nas redes sociais e no blog da Companhia das Letras é possível acompanhar o projeto Diários do Isolamento, em que autores convidados escrevem sobre suas experiências da quarentena e tecem análises sobre as repercussões da pandemia. A primeira edição traz as ótimas reflexões de Jessé Andarilho. Elvira Lobato, Fábio Moon, Jarid Arraes, Eliana Sousa Silva, Alejandro Chacoff e Luisa Geisler são os próximos convidados.

Cepe

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) está disponibilizando 14 títulos de diversos gêneros até o príximo dia 31 de março, mas o prazo deve ser estendido segundo informações da própria Cepe. Na categoria "poesia" estão liberados: Caminho Áspero e Outros Poemas (Severino Filgueira), Mulher Sob a Influência de um Algorítimo (Rita Isadora Pessoa) e Vácuos (Mbate Pedro). O Filho das Viúvas, de Pedro Veludo, é o único representante de ficção, enquanto Os Olhos de Diadorim e Outros Ensaios (Wander Melo Miranda), 30 entrevistas da Continente (organização de Adriana Dória) e Ficcionais (organização de Schneider Carpeggiani) são os livros de ensaios disponíveis.

Há também um livro científico, Semblante: é de Verdade ou de Nentira? (Dulce Luna e Maria Teresa de Melo Padilha); um sobre artes, Casos especiais de Osman Lins (organizado por Adriano Portela) e um de história, O massacre da Granja São Bento (Luiz Felipe Campos). Para os pequenos, são quatro opções: O Mar de Fiote (Mariângela Haddad), O menino mais estranho do mundo (Helder Herik e Luísa Vasconcelos), Contrato com vampiros (Délcio Teobaldo) e A valente Princesa Valéria (João Paulo Vazo).

LeYa

A estratégia LeYa é um pouco diferente. A cada dois dias os leitores têm acesso a um e-book gratuito, então é preciso estar atento ao site ou às redes sociais da editora, que estão sempre sendo atualizadas. Até o próximo dia 26 o livro da vez é Pós-F: Para Além do Masculino e do Feminino, de Fernanda Young. A iniciativa começou no último dia 18 de março com o exemplar Mulheres Empilhadas, de Patrícia Melo e seguiu com D. Pedro II - A história não Contada, de Paulo Rezzutti e O Livro Obscuro do Descobrimento do Brasi, de Marcos Costa.

L&PM

Já a L&PM decidiu liberar todo dia um livro diferente, desde o último dia 17 de março. O primeiro foi Alice no País das Maravilhas, de Lewis Caroll, e até agora já estão disponíveis Arsène Lupin, Ladrão de Casaca (Maurice Leblanc), Viagem ao Centro da Terra (Júlio Vernes), Da tranquilidade da Alma (Sêneca), O curioso caso de Benjamin Button (F. Scott Fitzgerald), Mrs. Dalloway (Virginia Woolf), Nas Montanhas da Loucura (H.P. Lovecraft), As melhores histórias de Sherlock Holmes (Arthur Conan Doyle) e O Pequeno Príncipe (Antoine de Saint-Exupéry). Diariamente nas redes sociais a editora divulga qual o e-book da vez, até o final de março.

Martin Claret

Na próxima sexta (27), a Martin Claret inicia uma programação de conteúdo interativo com os leitores. Dante Gallian, autor de A Literatura como Remédio vai estar em uma live no Instagram da editora, a partir das 17h30. Este livro, inclusive, é um dos quatro que foram liberados para download na Amazon. Os outros são: A Dama das Camélias (Alexandre Dumas Filho), Contos Russos - Tomo II (Ivan Turguênev e Nikolai Leskov) e Contos (Eça de Queiroz).

Rocco

Oura editora que tem apostado nas lives com escritores em suas redes sociais é a Rocco. Depois de Fernando Rocha, esta quinta (26) é autora Thalita Rebouças que conversa com o público, às 15h. Em relação ao e-books gratuitos, a Rocco também está disponibilizando um por dia desde o fim de semana passado.

A lista completa abrange 31 títulos, dentre os quais Um Estudo em Charlotte (Brittany Cavallard), O urso e o Rouxinol (Katherine Arden), Uma Jornada no Inverno (Toby Clements, Geni Hirata), Crave a Marca (Veronica Roth), O regresso (Michael Punke) ou ainda O Que Sabe o Coração (Jessi Kirby). Para baixar os livros é preciso acessar as livrarias digiais e e-books.

Harper Collins

Além dos sete títulos liberados para download gratuito na Amazon, a Harper Collins está investindo em conteúdo digital também no formato de lives no Instagram com entrevistas com autores nacionais e tradutores de escritores mais clássicos. Nesses momentos, os leitores podem fazer perguntas e interagir, basta consultar nas redes sociais da editora a programação que vai sendo atualizada diariamente com horários e nomes dos convidados. Já participaram Ronald Kyrmse, Diogo Lara, Reinaldo José Lopes e Letícia Braga.

Os títulos que estão disponíveis são: Como ter uma vida normal sendo louca (Camila Fremder, Jana Rosa), Deixados para Trás 1: Uma história dos últimos dias (Tim LaHaye, Jerry B. Jenkins, Wilson Almeida, César Pagani), Batalha Espiritual para Vencer o Medo e a Ansiedade (Dra. Carol Peters), Reputação: Um eu fora do meu alcance (Clóvis de Barros Filho, Luiz Peres-Neto), O lado bom de ser traída (Sue HeckerSue Hecker), Salmos (Thomas Nelson) e Bruto e apaixonado - Irmãos Lancaster Livro 1 (Janice Diniz).

CONFIRA A EVOLUÇÃO DOS CASOS NO PAÍS

Comentários

Últimas notícias