LITERATURA

HQ pernambucana está no top 10 do Prêmio Grampo 2020

O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos foi lançado ano passado pelo selo Cepe HQ e se debruça sobre o Recife da Era Vargas

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 14/04/2020 às 17:55 | Atualizado em 14/04/2020 às 17:58
DIVULGAÇÃO
A HQ é ilustrada pelos artistas Maurício Castro, Paulo do Amparo, Greg e Clara Moreira - FOTO: DIVULGAÇÃO

A organização do Prêmio Grampo divulgou, nesta segunda-feira (13), o resultado de sua edição 2020 e trouxe uma ótima notícia para a cena pernambucana de HQ. O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, lançado em novembro do ano passado pela Cepe na estreia de seu novo selo, Cepe HQ, está no top 10 da premiação, dividindo o ranking com publicações nacionais e internacionais lançadas no Brasil ao longo de 2019.

Roteirizado por Clarice Hoffmann e Abel Alencar e ilustrado pelos artistas Maurício Castro, Paulo do Amparo, Greg e Clara Moreira, o livro nasceu da pesquisa de mesmo nome realizada entre 2014 e 2017 e cujos resultados podem ser acessado aqui. O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos se debruçou sobre o Recife durante a Era Vargas, mais precisamente indícios da vida de mulheres e homens, brasileiros e estrangeiros, protagonistas de uma movimentação ocorrida no campo da arte e do entretenimento na cidade entre as décadas de 1930 e 1950.

>> Pesquisadora Clarice Hoffman revirou o Dops do Recife

>> Julio Cavani e Cavani Rosas lançam HQ 'Polinização'

>> Ilustradora alemã lança relato autobiográfico em HQ pela busca por sua identidade familiar

Para a polícia de Vargas, todos que estivessem de alguma forma ligados à cena do entretenimento eram considerados artistas e, portanto, fichados com prontuário na Delegacia de Ordem Política e Social. Prostitutas, pugilistas e até espaços suspeitos, por serem lugares onde havia muita rotatividade a exemplo de hotéis, pensões, teatros, cabarés, agremiações carnavalescas eram vigiados pela polícia.

“Estamos radiantes com a notícia. Acho que o prêmio é o reconhecimento a um trabalho feito com muito cuidado, muito amor. Um trabalho motivado especialmente pela paixão aos personagens, nossos resistentes artistas, e pelo desejo de contar um pouquinho da história de luta dos artistas deste país”, declara Clarice, que já pensa em editar outros trabalhos com a mesma linguagem. “Esse foi meu primeiro trabalho. Espero fazer muitos outros”.

DIVULGAÇÃO
A HQ é ilustrada pelos artistas Maurício Castro, Paulo do Amparo, Greg e Clara Moreira - DIVULGAÇÃO

Premiação

O álbum Minha Coisa Favorita é Monstro foi eleito pelo júri como vencedor do Prêmio Grampo 2020 de Grandes HQs. A obra da quadrinista norte-americana Emil Ferris publicada no Brasil pela editora Companhia das Letras e com tradução de Érico Assis consta em 14 das 21 listas dos jurados convidados do Grampo, tendo acumulado 118 pontos na contagem dos votos.

Em seguida se encontram: Luzes de Niterói (Veneta), de Marcello Quintanilha (68 pontos e nove listas) e Intrusos (Nemo), de Adrian Tomine (57 pontos e nove listas). O top 10 do Grampo 2020 fecha com Aurora nas Sombras (DarkSide Books), de Fabien Vehlmann e Kerascoët (51 pontos); Silvestre (DarkSide Books), de Wagner Willian (48 pontos); Tabu (Mino), Amanda Miranda, Jéssica Groke e Lalo; Viagem em Volta de uma Ervilha (Veneta), de Sofia Nestrovski e Deborah Salles (46 pontos); O Alpinista (Escória Comix), de Victor Bello (40 pontos); Sheiloca (independente), de Lovelove6 (36 pontos); e O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, de Clarice Hoffmann, Abel Alencar, Maurício Castro, Greg, Paulo do Amparo e Clara Moreira (33 pontos).

Comentários

Últimas notícias