Sitcom é um estrangeirismo usado para designar uma série de televisão com personagens comuns reunidos em torno de uma ou mais histórias de humor, encenadas em ambientes comuns como o ambiente do lar, grupos de amigos ou local de trabalho. E, com a infinidade de locais de trabalho disponíveis, é válido fazer comédia apenas tendo como cenário um posto de gasolina? Auto Posto, a nova série nacional do Comedy Central, que estreia nesta terça-feira (9) no canal fechado, prova que sim.
>> Entrevista: Carlos Lombardi celebra 40 anos de teledramaturgia
>> 'Eu Nunca...' rompe a caixinha de comédia teen na Netflix
>> Série 'Hollywood' explora o outro lado da fama
Com 10 episódios semanais, exibidos nas terças-feiras às 22h, Auto Posto é uma série criada e dirigida por Marcelo Botta. Protagonizada pelo ator recifense Walter Breda, a comédia traz a rotina de um típico posto de abastecimento em uma cidade brasileira. O enredo é desenvolvido através da conturbada relação entre Nelson (Breda), o dono do negócio, junto aos frentistas, lavadores, caixas, segurança, borracheiro e seu velho "amigo" fiscal.
Aos 71 anos, o ator, dublador e produtor Walter Breda conversou com o Jornal do Commercio, que faz parte do sistema onde iniciou sua carreira, na Rádio Jornal, em 1958, fazendo rádio-novelas. Por lá, permaneceu até 1970. Para Breda, o mote "tem combustível" para render uma boa continuidade: "Um posto é local ideal para desenvolver histórias engraçadas e comentar o dia-a-dia das pessoas. Acredito que o posto é, na verdade, o grande personagem, atraindo pessoas que orbitam em torno dele".
Breda descreveu um pouco mais a personalidade do protagonista da trama. "Nelson é o dono do posto. Um ex-cantor de brega que fez um certo sucesso num determinado momento da vida. E essa grana que ele juntou na carreira fez ele migrar para outra faceta profissional ao investir num posto de gasolina. Lá, ele cria e participa de situações engraçadas. Mas é um tipo sacana, explora os empregados de uma forma "bem brasileira": com pequenos salários, horas extras atrasadas... Mas o nosso roteiro encaminha isso para o lado do humor, sem deixar de mostrar que ele é um grande pilantra. No final das contas, ele é um adorável pilantra", defende.
Com um grande elenco, Auto Posto traz nomes como Neusa Borges, Paulo Tiefenthaler, Micheli Machado, Robson Nunes, Nill Marcondes, além das participações especiais de Rita Cadillac, Rappin' Hood, Felipe Torres e Adriano Silva (ambos da dupla Hermes e Renato). A série foi gravada em Paraibuna, no interior de São Paulo, num período de cinco semanas. "Era todo mundo muito afim, querendo fazer o trabalho com muito amor e com muita dedicação. Então, foram bastidores alegres, com alto astral o tempo todo nas cinco semanas de gravação. (...) Foi maravilhoso trabalhar lá, guardo saudades", ressaltou Walter Breda.
Para o intérprete de Nelson, esta sitcom traz algo a mais para o humor brasileiro: "Me chamou muito a atenção a velocidade e dinâmica do texto. Quando li os primeiros episódios, percebi que era maravilhoso, um ritmo fantástico, algo que eu nunca tinha visto. Lembrou um pouco o "nonsense" do Bronco, um programa que fiz com o Ronald Golias por quatro anos na Band numa época. O texto tem simpatia e sinceridade. Espero que a identificação com o público seja total. Será um bom desopilador dos nossos fígados, dos nossos humores".
Além disso, Walter Breda destaca a importância de Auto Posto ser lançado num momento atípico de pandemia no País. "Acho que trazemos uma série de humor diferente do que está sendo feito atualmente, sem apelação, nada exagerado, sem faltar com respeito a ninguém. O enfoque do humor em Auto Posto é muito especial. É uma coisa bonita, muito bem tratada. À primeira vista pode parecer algo constrangedor, sem noção demais, mas tem uma pegada nova de humor para o País. E mesmo nesses momentos tão terríveis, essa crise na saúde pública, a crise política, esse desmando ridículo que é esse "desgoverno" sem noção, espero que a série chegue para contribuir socialmente de uma forma diferente e contundente para as pessoas", conclui o ator.
Comentários