Artista

Relembre legado de Tereza Costa Rêgo em acervo do JC

Artista de grande destaque em Pernambuco e no Brasil, a pintora Tereza Costa Rêgo faleceu neste domingo (26), aos 91 anos, vítima de complicações causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC)

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 26/07/2020 às 15:29 | Atualizado em 26/07/2020 às 16:34
SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM
NA LABUTA Tereza trabalhou até pouco tempo. "Quero pintar até não conseguir mais" - FOTO: SÉRGIO BERNARDO/ACERVO JC IMAGEM

Artista de grande destaque em Pernambuco e no Brasil, a pintora Tereza Costa Rêgo, que faleceu neste domingo (26), aos 91 anos, vítima de complicações causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) sofrido na madrugada do sábado (25), já foi destaque de várias matérias no JC ao longo da sua brilhante carreira.

História

Em 2014, Tereza recebeu a reportagem do JC em sua casa e contou um pouco da sua história. Na ocasião, ela também falou sobre da visão sobre a morte em suas obras."A minha visão da morte é uma visão poética. Eu construo, com sangue, sempre uma história de amor," disse.

>> A política e o feminino marcaram a obra de Tereza Costa Rêgo

Pernambuco Modernista

A trajetória de Tereza no mundo da arte também já foi contada no especial Pernambuco Modernista, do JC, que foi ao ar em 2017. Entre os assuntos abordados, ela falou sobre o modernismo e suas influências.

 “Me considero uma pintora da época do modernismo, mas, na verdade, não me preocupo muito com isso. Eu acho que sou, sim, e me identifico com alguns pintores aqui de Pernambuco. Não acho que tenha havido uma escola, nem um manual, não há nada em comum na pintura de Reynaldo, de Câmara ou de Ismael Caldas, cada um teve um espaço muito específico. A minha pintura é figurativa, mas não é panfletária, embora eu tenha sempre buscado temas políticos ou históricos para me inspirar, assisti muitas vezes a filmes e tive contato com a cultura soviética, albanesa. Embora eu trate de revoluções, minha pintura é tinta, não é um recado. Você encontra o conteúdo longe”, disse na época.

Tejucupapo

Em 2017, Tereza voltou a ser notícia ao levar para o público a sua obra Tejucupapo. O quadro sangrento exibe a cena da batalha pernambucana na Torre Malakoff. “Faz quatro anos que o quadro está trancado, empacotado. Na minha cabeça, ele está envelhecendo. Envelhecendo mais rapidamente do que eu. Não consigo mais conviver com esse quadro trancado”, falou na ocasião.

Biografia

Já em abril de 2018, a artista teve sua biografia contada pelo até então repórter do JC, Bruno Albertim, por meio de um livro. “Ao contar a própria história, as pessoas se guardam, se preservam. E a memória também tem suas armadilha, cria suas próprias ficções. Em alguns momentos, foi mais difícil, porque a história de Tereza é cheia de tragédias. Ela chorava, pedia para parar com a entrevista, pedia para eu sair da sua casa”, falou o jornalista sobre Tereza na época do lançamento do livro.

90 anos

Os 90 anos de Tereza Costa Rêgo não foi esquecido pelo JC. Por isso, em abril de 2019, o blog Social1, conversou com a pintora sobre suas nove décadas de vida. Durante a entrevista, a pintora falou sobre os planos que tinha para o futuro.

"Quero pintar, pintar até não conseguir mais. Sempre fui muito feliz pitando aqui, mas quero, agora, fazer uma exposição nacional, pelo país, com alguns dos quadros mais importantes da minha carreira. Alguns desses quadros contam a história do século 20, eu estava lá, vivi muito daquilo, o que aumenta a minha responsabilidade", concluiu.

Falecimento

Uma das artistas visuais mais importantes de Pernambuco e do Brasil - ainda que o país lhe deva um reconhecimento na dimensão de seu trabalho -, Tereza Costa Rêgo faleceu neste domingo (26), aos 91 anos, vítima de complicações causadas por um AVC sofrido na madrugada do sábado (25). Com suas cores vibrantes e traços inconfundíveis, ela criou uma poética singular atravessada pelo desejo e pela liberdade, desafiou convenções machistas e posicionou-se contra as injustiças sociais.

Nota enviada pela família

Em nota, a família da artista afirmou que todos devem lembrar de Tereza com amor, gratidão, alegria e saudade por tudo o que ela proporcionou em vida. Confira o texto na íntegra:

"É com muito pesar que informamos o falecimento da nossa querida Tereza da Costa Rego.

Agradecemos a todas as condolências e mensagens de conforto recebidas. Elas só mostraram o quão querida ela era por todos. Devemos sempre lembrá-la com amor, gratidão, alegria e saudade por tudo o que Tereza nos proporcionou em vida.

Neste momento de dor e profunda tristeza, a família pede aos amigos e amigas, sensíveis compreensões para que ela possa, nos seu convívio, superar a imensurável perda."

 

 

 

Comentários

Últimas notícias