LITERATURA

Sesc promove cursos gratuitos e online sobre Elizabeth Bishop

O evento Ciclo da Autor(a) Homenageado(a) acontece sempre antes da Flip. Este ano, toda a programação acontecerá virtualmente.

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 31/07/2020 às 15:49
Notícia

Reprodução
Elizabeth Bishop (1911-1979) - FOTO: Reprodução
Leitura:

Há alguns anos o Sesc realiza o Ciclo da Autor(a) Homenageado(a), que antecede a Festa Literária de Paraty (Flip), abordando as vidas e obras dos escritores agraciados no evento literário, como foi o caso com Mário de Andrade, Lima Barreto, Hilda Hilst e Euclides da Cunha. Este ano, devido à pandemia do Coronavírus, não só a Flip foi adiada como o Ciclo irá acontecer de maneira virtual .

A homenageada Elizabeth Bishop (1911-1979), poeta norte-americana que morou durante 20 anos no Brasil e foi casada com uma brasileira, a paisagista Lotta de Macedo Soares, é a primeira estrangeira a ser homenageada pelo evento. Ela será então tema da programação do Ciclo da Autor(a) Homenageado(a) 2020. Com curadoria de Fernanda Diamant, este ciclo é uma parceria do Sesc São Paulo com a Flip. A programação tem início no próximo dia 10 de agosto e segue até o dia 21.

>> Idealizadora da Flip festeja maior presença feminina

>> Nos 90 anos de Hilda Hilst, conheça mais sobre a vida e obra da escritora que marcou a literatura nacional

>> ''A questão da leitura é emergente e urgente'': confira entrevista com o escritor Sidney Rocha

A abordagem é de um olhar plural a respeito de seu legado poético e como o Brasil foi fonte de inspiração. Bishop também traduziu poemas e organizou uma antologia de poesia brasileira.  O poeta norte-americano Lloyd Schwartz, que foi amigo de Bishop e organizou alguns de seus livros postumamente, e Paulo Henriques Britto, o tradutor e principal divulgador da obra da poeta no Brasil participam da abertura. Paulo, que não só traduziu os poemas de Bishop como também sua prosa e correspondência também realiza dois dias de palestra em que ele irá dividir com o público essa vasta experiência. 

>> Lei Aldir Blanc: expectativa no setor literário pernambucano é que recursos cheguem para todos

>> Obra de Machado de Assis ganha nova tradução nos EUA. Entenda a atualidade de 'Memórias Póstumas de Brás Cubas'

A escritora Marilene Felinto, que fez uma série de reportagens para a Folha de S.Paulo, nas quais entrevistou amigos e visitou os lugares onde viveu a poeta americana, e a poeta Alice Sant'Anna, que também é a atual editora de Bishop na Companhia das Letras,também estão na programação. Assim como as autoras e tradutoras Stephanie Borges e Flora Thomson-DeVeaux, que irão conversar sobre tradução de poesia, a relação entre gênero e tradução, a experiência de traduzir literatura brasileira para o inglês, e também sobre a poesia de Elizabeth Bishop.

Outro amigo da poeta que participa do evento é o artista plástico José Alberto Nemer, em diálogo com o cronista Humberto Werneck. A reta final do Ciclo conta com as participações da dramaturga Marta Goes, que escreveu Um porto para Elizabeth Bishop, peça baseada na vida e na obra da poeta, da atriz Regina Braga, da poeta Angélica Freitas e da cantora e compositora Juliana Perdigão.

Toda a programação é gratuita, com limite de 120 vagas por mesa, mas é necessário realizar inscrição através do site do Sesc, a partir do dia 3 de agosto.

Confira a programação completa:

Segunda-feira, 10

18h30: Lloyd Schwartz conversa com Paulo Henriques Britto (tradução simultânea)

Terça-feira, 11

18h30: Marilene Felinto conversa com Alice Sant'Anna

Quinta-feira, 13

18h30: Conversa das tradutoras Stephanie Borges e Flora Thomson-DeVeaux

Sexta-feira, 14

18h30: Debate entre José Alberto Nemer e Humberto Werneck, com mediação de Guilherme Taiul

Segunda e terça-feira, 17 e 18

18h30: Encontros com Paulo Henriques Britto

Quarta-feira, 19

18h30: Paulo Henriques Britto conversa com Regina Przybycien

Quinta-feira, 20

18h30: Marta Góes conversa com Regina Braga

Quinta-feira, 21

18h30: Angélica Freitas conversa com Juliana Perdigão

O jornalismo profissional precisa do seu suporte.

Assine o JC e tenha acesso a conteúdos exclusivos, prestação de serviço, fiscalização efetiva do poder público e muito mais.

Apoie o JC

Comentários

Últimas notícias