LITERATURA

Com Milton Hatoum, Ailton Krenak, Maria Valéria Rezende e outros autores, festival Na Janela debate ditadura

Evento, virtual e gratuito, é promovido pela editora Companhia das Letras. Os debates são realizados ao vivo e transmitidos através do YouTube

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 03/08/2020 às 18:27
Divulgação
Milton Hatoum, Maria Valéria Rezende e Ailton Krenak participam da quarta edição do festival Na Janela, da Companhia das Letras - FOTO: Divulgação

Tem início nesta segunda-feira (3) a quarta edição do Na Janela, festival literário virtual e gratuito realizado pela editora Companhia das Letras. Desta vez, o evento tem toda sua programação pautada a partir do tema O Que Foi a Ditadura e propõe debates com autores e pensadores que se debruçam, através de obras ficcionais ou acadêmicas, sobre os anos de chumbo no Brasil.

Todas as lives são transmitidas através do canal da editora no YouTube e ficarão disponíveis também depois. O festival Na Janela nasceu no último mês de abril, durante o período de confinamento provocado pela pandemia. Na primeira edição debateu a ficção nacional com nomes como Jarrid Arraes, João Silvério Trevisan, Daniel Galera e Carol Bensimon, entre outros.

A segunda edição, ocorrida em maio, se voltou para a não-ficção e reuniu Lilia Moritz Schwarcz, Heloisa M. Starling. Mediacao, Patricia Campos Mello, Adriana Negreiros e Sidarta Ribeiro, só para citar alguns autores. Já em junho ocorreu a edição Jornadas Antirracistas com poetas, romancistas e outros escritores da Companhia das Letras, como Carlos de Assumpção, Jessé Andarilho, Djamila Ribeiro e Silvio Almeida.

Leia também: "Quem vive de cultura popular já estava na corda bamba", diz Adriana Negreiros, biógrafa de Maria Bonita

Leia também: Milton Hatoum: 'Uma literatura ideológica pode enfraquecer o romance'

Leia também: Maria Valéria Rezende fala das mulheres esquecidas no Brasil colonial

Leia também: Valter Hugo Mãe, Agualusa, Maria Valéria Rezende, Urariano Mota e outros autores em coletânea em torno do tema da resistência

Leia também: Coluna Escrita: 'Pequeno Manual Antirracista', de Djamila Ribeiro, é leitura acessível e necessária

Confira a programação completa:

Segunda-feira (3), 17h: Mesa de abertura: Testemunhos. Com Maria Valéria Rezende, Milton Hatoum e Wania Sant’anna. Mediação: Flavia Lima.

Terça-feira (4), 17h: O golpe de 1964. Com Heloisa M. Starling e Lira Neto. Mediação: Bruno Boghossian.

Quinta-feira (6), 17h: Luta armada e repressão. Com Daniel Aarão Reis, Mário Magalhães e Juliana Dal Piva. Mediação: Naief Haddad.

Segunda-feira (10), 17h: Segredos e silêncios. Com Lucas Figueiredo, Rubens Valente e Maud Chirio. Mediação: Fabio Zanini.

Terça-feira (11), 17h: Militância Negra nos anos de chumbo. Com Mário Medeiros, Flavia Rios e Paulo César Ramos. Mediação: Fernanda Mena.

Segunda-feira (17), 17h: Cultura e Política 1964-1985. Com Acauam Oliveira e Laura Mattos. Mediação: Marcos Augusto Gonçalves.

Quinta-feira (20), 17h: Mesa de encerramento. As várias faces da resistência. Com Ailton Krenak, João Silvério Trevisan e Oswaldo de Camargo. Mediação: Ricardo Kotscho.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 

Em parceria com a @folhadespaulo, a próxima edição do festival Na Janela começa nesta segunda-feira (3) e tem como tema norteador a ditadura civil-militar e suas reverberações na atualidade. A série de lives acontece no decorrer das três primeiras semanas de agosto, sempre às 17h, e conta com a participação de escritores, especialistas e jornalistas, que, a partir de diversos ângulos, vão se debruçar em um dos períodos mais obscuros de nossa história. ????? O evento será transmitido no canal da Companhia das Letras no YouTube (youtube.com/CompanhiadasLetras) e ficará gravado para todos aqueles que não puderem acompanhar ao vivo. Para se manter atualizado sobre lives e novos conteu?dos, inscreva-se no canal e ative as notificac?o?es apertando no sininho. Link nos stories! ????? Abaixo, confira a programação completa do #NaJanelaFestival: O que foi a ditadura: ???? ???? Segunda-feira, 03/08: 1. Mesa de abertura: Testemunhos. Com Maria Valéria Rezende, Milton Hatoum e Wania Sant’anna. Mediação: Flavia Lima. ???? ???? Terça-feira, 04/08: 2. O golpe de 1964. Com Heloisa M. Starling e Lira Neto. Mediação: Bruno Boghossian. ???? ???? Quinta-feira, 06/08: 3. Luta armada e repressão. Com Daniel Aarão Reis, Mário Magalhães e Juliana Dal Piva. Mediação: Naief Haddad. ???? ???? Segunda-feira, 10/08: 4. Segredos e silêncios. Com Lucas Figueiredo, Rubens Valente e Maud Chirio. Mediação: Fabio Zanini. ???? ???? Terça-feira, 11/08: 5. Militância Negra nos anos de chumbo. Com Mário Medeiros, Flavia Rios e Paulo César Ramos. Mediação: Fernanda Mena. ???? ???? Segunda-feira, 17/08: 6. Cultura e Política 1964-1985. Com Acauam Oliveira e Laura Mattos. Mediação: Marcos Augusto Gonçalves. ???? ???? Quinta-feira, 20/08: 7. Mesa de encerramento: As várias faces da resistência. Com Ailton Krenak, João Silvério Trevisan e Oswaldo de Camargo. Mediação: Ricardo Kotscho. ???? Tem interesse em se aprofundar em alguns dos temas das mesas? Os livros da Companhia das Letras que analisam os anos de chumbo sob aspectos diversos estão em promoção no nosso site. Confira os mais de 50 títulos participantes: https://bit.ly/NaJanelaDitadura ???? #democracia #folhadespaulo #useamarelo #useamarelopelademocracia

Uma publicação compartilhada por Companhia das Letras (@companhiadasletras) em

Comentários

Últimas notícias