LITERATURA

Bienal Internacional do Livro de Pernambuco lança plataforma digital

O novo espaço, denominado de e-Bienal, promete aproximar público dos autores com eventos virtuais, cursos e vendas de livros

Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 26/08/2020 às 16:19
DIVULGAÇÃO
Guilherme Robalinho, Rogério Robalinho e Sidney Nicéas, coordenadores da e-Bienal - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Depois de cerca de 25 anos sendo realizada exclusivamente como evento físico, a Bienal Internacional do Livro de Pernambuco chega nesta quinta-feira (17) em uma nova fase. Mais conectados às demandas do público e às necessidades de repensar o modelo até então vigente, Rogério Robalinho, Guilherme Robalinho e Sidney Nicéas lançam a plataforma virtual E-Bienal.

A última edição do evento ocorreu em 2019, portanto a próxima já está marcada para 2021. Mas, para os sócios, a ideia é que não haja mais este hiato de dois anos e que a plataforma reúna ações contínuas de debates e lançamentos literários, além de uma espaço de comercialização de livros e cursos.

Leia também: Circuito Cultural de Pernambuco acontecerá em versão digital em setembro

Leia também: Bienal do Livro de Pernambuco 2019 abre as suas portas para o público

Leia também: Lei Aldir Blanc: expectativa no setor literário é que recursos cheguem para todos

"A E-Bienal é agora nosso braço virtual que irá funcionar independente, mas também em harmonia, com o evento físico. Independente da pandemia já vínhamos percebendo que precisávamos inovar no ambiente digital. A Bienal do ano que vem vai ser a culminância das ações que iremos promover online até lá", explica Rogério Robalinho.

"Amanhã é o primeiro passo do que esperamos se tornar um fluxo, com programação até o fim do ano já sendo pensada. Queremos trazer os leitores para mais perto dos autores e também fomentar a cena independente através do marketplace da E-Bienal", pontua Guilherme.

Leia também: Livro celebra a pluralidade de Clarice Lispector em ano de seu centenário

Para marcar o lançamento da plataforma, esta quinta (26) é inteiramente dedicado a Clarice Lispector, cujo centenário será oficialmente celebrado no próximo mês de dezembro. A programação das lives tem início às 9h com a mesa O Pertencimento de Clarice Lispector, a História e a Cidade do Recife, com Paulo Dutra, Rosa Bernarda Ludermir, Henrique Inojosa e Geórgia Alves. Ao longo acontecem ainda debates em torno das temáticas da educação e da literatura negra.

Confira a programação completa:

Comentários

Últimas notícias