LITERATURA

Livro com obras de Shakespeare é leiloado por cerca de R$ 55 milhões

Recorde para uma obra literária, o leilão aconteceu na casa Christie's. O livro data do século 17

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 14/10/2020 às 17:41
Kirsty Wigglesworth/ Christie's
O chamado Primeiro Fólio, completo e em bom estado, contém 36 obras de teatro de Shakespeare (1564-1616) - FOTO: Kirsty Wigglesworth/ Christie's

Um livro que contém a primeira coleção de obras de teatro de William Shakespeare, editada em 1623, foi leiloado nesta quarta-feira (14) em Nova York, por quase 10 milhões de dólares - cerca de R$ 55 milhões -, um recorde para uma obra literária, informou a casa de leilões Christie's.

O chamado "Primeiro Fólio", completo e em bom estado, contém 36 obras de teatro de Shakespeare (1564-1616) e a casa de leilões britânica o descreve como "o livro mais importante na literatura de língua inglesa". O livro foi publicado por dois de seus amigos, John Heminge e Henry Condell sete anos após a morte do célebre escritor.

Seu preço de venda foi estimado entre quatro e seis milhões de dólares, mas o livro acabou sendo vendido por 9.978.000 dólares, com comissão e gastos inclusos. Ainda não se sabe quem é o comprador.

O exemplar possui grandes obras que os especialistas estimavam estar perdidas sem esta edição, entre elas "Macbeth" e "Noite de Reis". Este é o primeiro exemplar completo a ser oferecido em um leilão desde 2001, e um dos seis que estão em mãos privadas, disse a Christie's em seu site.

Junto a ele, está uma carta de 1809 assinada pelo acadêmico e especialista em Shakespeare, Edmond Malone, o que certifica sua autenticidade.

Vários outros livros superaram o preço dos 10 milhões de dólares, entre eles o Codex Leicester de Leonardo da Vinci, comprado por 30,8 milhões de dólares por Bill Gates em 1994, um recorde. Esses, no entanto, são obras de ciência, como o Codex, ou obras religiosas, livros ilustrados ou documentos oficiais.

Comentários

Últimas notícias