A Armazém Companhia de Teatro (RJ) está em cartaz com o espetáculo virtual Parece Loucura Mas Há Método, trabalho criado durante o isolamento social. A iniciativa online reúne dez atores em uma disputa narrativa pela preferência do público, que é essencial no desenvolvimento da ação. A obra é apresenta em sessões através do Zoom durante todo o mês de agosto, nas sextas e nos sábados, às 20h, e domingos, às 18h.
Dirigido por Paulo de Moraes, que também assina o roteiro com Jopa Moraes, o espetáculo nasceu da necessidade criativa do grupo de produzir, apesar das dificuldades impostas pela pandemia. Com ensaios feitos remotamente, chegaram a um modelo que propõe um jogo cênico e audiovisual a partir das criações de Shakespeare.
"Não nos preocupou muito dar uma nomenclatura para essa produção. Falamos desde o início que não é propriamente teatro, mas baseado nos elementos teatrais. Estamos fazendo um trabalho que chamamos de teatro emergencial, porque a gente quer se aproximar um dos outros, como criadores, e do público. Percebemos que tínhamos nas mãos um material potente para tocar as pessoas - e o público reage de uma forma muito intensa à proposta", explica Paulo.
No roteiro, nove personagens do dramaturgo inglês, entre figuras mais conhecidas do público, como Iago, de Otelo, e outras mais discretas, mas não menos instigantes, participam de uma espécie de jogo por "tempo de tela". Paulo ressalta que o espectador é peça-chave no andamento do espetáculo, já que escolhe quem deve permanecer e chegar até a fase dos embates um contra um.
"Já tínhamos uma pesquisa com Shakespeare a achamos interessante colocar esses personagens para defenderem suas ideias frente ao público. E é sempre surpreendente porque em uma sessão esse personagem pode ser rejeitado e, na outra, vencer", reforça. "Tentamos trazer uma visão abrangente da obra dele, com alguns personagens mais heroicos, uns com uma vilania mais intrínseca, personagens que são mais românticos, outros mais cômicos. Os embates são sorteados, então está muito aberto às possibilidades e à dinâmica selecionada pela plateia".
No elenco, entre integrantes da companhia e convidados, estão Charles Fricks (Iago), Isabel Pacheco (Coriolano), Jopa Moraes (Tímon), Kelzy Ecard (Faulconbridge), Liliana de Castro (Pórcia), Luis Lobianco (Falstaff), Marcos Martins (Bobo), Patrícia Selonk (Ricardo II), Sérgio Machado (Mestre de Cerimônias) e Vilma Melo (Henrique V).
Paulo de Moraes ressalta que esse tipo de criação mediada pelas tecnologias digitais trouxe uma expansão do alcance do trabalho do grupo, que pôde ser visto por pessoas de cidades fora do circuito tradicional de circulação teatral. A obra também já foi assistida por pessoas em outros dez países.
"Essas apresentações no meio digital são uma possibilidade a mais, que, nesse momento, na verdade é a única que se tem porque reabrir os teatros agora seria uma loucura. Espero que quando essa pandemia acabe, de forma responsável, os governantes ajudem a estabelecer uma nova forma de contato com o público", pontua.
- Coluna Terceiro Ato: Teatros ainda sem data de reabertura em Pernambuco
- Coluna Terceiro Ato: Teatro de grupo é tema de série do Sesc TV
- Coluna Terceiro Ato: O teatro no campo virtual
- Coluna Terceiro Ato: Mostra online FarOFFa reúne 130 peças
- Coluna Terceiro Ato: Artistas da dança fazem homenagem às vítimas da covid-19
O diretor enfatiza ainda que esse movimento tem sido de aprendizado, entendendo as potências, mas também as limitações da internet, e que ainda se precisará de um certo distanciamento para avaliar com mais clareza as produções desenvolvidas a partir do isolamento social.
"Estamos nos familiarizando com a ferramenta e isso inclui, também, aprender com o erro. Precisamos de uma conexão de internet boa, por exemplo. Já aconteceu de, na batalha final, a conexão de uma atriz cair e ela nem perceber. Nos comunicamos por WhatsApp e encontramos uma solução, modificando a dinâmica da cena. É um movimento de aprendizado para todos", reflete
As apresentações de Parece Loucura Mas Há Método são transmitidas através da plataforma Zoom e o ingresso é colaborativo e o espectador adquirir com valores a partir de R$ 10, no Sympla.
Comentários