LITERATURA

Após queda nas vendas, editoras lançam campanha para retorno às livrarias

Apesar da facilidade das vendas online, um estudo de 2019 apontou que quase metade da venda de obras no Brasil ocorrem nos estabelecimentos físicos

Cadastrado por
Agência Estado
Agência Estado
Agência Estado
Publicado em 18/11/2020 às 16:31
Divulgação
Desde 2004 o livro no Brasil é isento de Pis/Cofins - FOTO: Divulgação

Após o setor registrar queda de 40% nas vendas em estabelecimentos físicos desde o início da pandemia, um grupo de livreiros brasileiros decidiu se unir numa campanha para reforçar a importância das livrarias para autores, editores, distribuidores e leitores, além é claro dos próprios livreiros.

As livrarias físicas são fonte importante de receita para o setor. Apesar da facilidade das vendas online, um estudo de 2019 apontou que quase metade da venda de obras no Brasil ocorrem nos estabelecimentos físicos.

"Mesmo compensando vendas pela internet, as editoras sentiram o baque principalmente nos resultados dos lançamentos de 2020, bem abaixo do esperado", aponta, em nota, o diretor executivo da Editora WMF Martins Fontes, Alexandre Martins Fontes.

No Brasil, a campanha para que a população retorne às livrarias foi batizada de #tudocomeçanalivraria. Iniciativa semelhante foi adotada em outros países no mundo, sobretudo da Europa.

"A livraria é o lugar de encontro entre o leitor e o livro, onde se fortalece essa conexão", diz o presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Vitor Tavares. "Também é o espaço de prazer e de conhecimento, de troca de experiências, de lazer. É onde se vivem sonhos. A livraria física é fundamental na formação dos leitores e onde surgem muitas histórias de livros e livreiros."

A intenção da campanha é que as pessoas utilizem a hashtag #tudocomeçanalivraria em redes sociais para postarem suas experiências em livrarias. Além dos livreiros e da CBL, a iniciativa é apoiada pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).

Comentários

Últimas notícias