LITERATURA

Coluna Escrita: A favor da campanha #defendaolivro contra a tributação do livro no Brasil

Confira as novidades do setor literário na coluna Escrita desta terça-feira (11):

Valentine Herold Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Valentine Herold
Publicado em 11/08/2020 às 9:00
Divulgação
Desde 2004 o livro no Brasil é isento de Pis/Cofins - FOTO: Divulgação

Sabemos que são inúmeros os desafios enfrentados pelo setor literário no Brasil no caminho para o aumento significativo do número de leitores. Uma nova adversidade surgiu semana passada com o projeto de lei proposto pelo Ministério da Economia, que ameaça a volta da tributação do livro com uma alíquota de 12%. Muitas editoras e entidades literárias que assinaram o manifesto Em Defesa do Livro estão levantando a hashtag #defendaolivro nas redes sociais com o intuito de mobilizar a sociedade civil.

A justificativa do ministro Paulo Guedes evidencia a incongruência do próprio projeto: segundo ele, é necessário taxar o mais rico, que é quem pode pagar por um livro... Como pensar em formas de popularizar a leitura e deselitizá-la quando se acredita que ela é, per si, reservada a um único grupo? Não entendo de economia mas sei que, nesta equação, todo saem perdendo: leitores, editoras e livrarias.

Leia também: Entidades do mercado editorial lançam manifesto contra projeto do Ministério da Economia

Leia também: Lei Aldir Blanc: expectativa no setor literário pernambucano é que recursos cheguem para todos

Confira as outras notícias da coluna Escrita desta terça-feira (11):

-E em meio a este contexto de incertezas no setor literário nacional, há ao menos uma ótima notícia para os pernambucanos. O Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PELLLB) foi sancionado na última sexta-feira (7) pelo governador Paulo Câmara.

O texto prevê diversas ações a partir de cinco eixos de atuação: Democratização do Acesso ao Livro, à Leitura e às Bibliotecas; Formação e Capacitação Profissional; Desenvolvimento da Economia do Livro; Valorização da Literatura; e Gestão, Cogestão e Transparência. Resta agora aguardar e cobrar que os recursos sejam destinados e o plano posto em ação. Confira o texto na íntegra aqui.

- O best-seller Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, ex-L&PM, do israelense Yuval Noah Harari, agora faz parte do catálogo da Companhia das Letras. Além de uma nova tradução, a editora também lança este ano o primeiro volume da adaptação em HQ.

Leia também: 'A questão da leitura é emergente e urgente'': confira entrevista com o escritor Sidney Rocha

Leia também: Com Milton Hatoum, Ailton Krenak, Maria Valéria Rezende e outros autores, festival Na Janela debate ditadura 

Leia também: Francisco Mallmann instiga uma análise política da América Latina em novo livro de poesia

- A série de matérias Viagem ao País do Futuro, da jornalista portuguesa Isabel Lucas, publicada no Suplemento Pernambuco em parceria com o Público, vai virar livro pela Cepe. A obra, que pensa o Brasil a partir da literatura ficcional, será lançada em novembro.

Comentários

Últimas notícias