LITERATURA

Coluna Escrita: Conceição Evaristo, Marcelino Freire e mais 14 autores participam do Encontros de Interrogação para debater a literatura hoje

Organizado pelo Itaú Cultural, o evento acontece este ano de maneira virtual. Confira essa e outras notícia da cena literária na coluna Escrita desta terça (24)

Valentine Herold
Cadastrado por
Valentine Herold
Publicado em 24/11/2020 às 10:00
DIVULGAÇÃO
Conceição Evaristo, Marcelino Freire e Ryane Leão são três dos 16 nomes literários que compõem a programação do Encontros de Interrogação - FOTO: DIVULGAÇÃO

Partindo da pergunta-provocação Literatura, Qual é a Sua Questão?, 16 escritoras e escritores nacionais foram convidados pelo Itaú Cultural para compor a programação dos Encontros de Interrogação. Pela primeira ocorrendo de forma virtual, o evento teve início ontem, com um debate entre Fernanda Miranda, Heloísa Buarque de Hollanda e Paulo Werneck (para quem perdeu, o conteúdo está disponível no canal do YouTube do Itaú Cultural).

E de hoje até sexta (27) serão lançados, também em vídeos, os depoimentos de Ryane Leão, Conceição Evaristo, Cristino Wapichana, Eliane Potiguara, Jarid Arraes, Lau Siqueira, Luísa Geisler, Luiz Ruffato, Marcelino Freire, Miriam Alves e Paulo Scott, para citar só alguns dos autores participantes.

E mais, na coluna Escrita desta terça-feira (24):

- A recém-fundada editora Troia já anunciou que os primeiros lançamentos vão chegar em 2021. O foco da será livros clássicos que estão em domínio público, tanto de autores nacionais quanto internacionais. A promessa é de que sejam sempre traduções diretas do original para os títulos estrangeiros e que as obras tragam diferenciais como cadernos de fotos e textos de apoio. Será ainda lançado o selo infantojuvenil, Troinha. Nomeada por inspiração da aventura literária de Homero, Troia foi fundada pela escritora e atriz Fernanda Emediato.

- Cleyton Cabral, escritor finalista do Prêmio Caio Fernando do Abreu de Literatura, abriu as inscrições para a última turma do ano de seu curso de escrita criativa. O Salto na Folha em Branco acontece virtualmente entre os dias 7 e 19 de dezembro. Inscrições via Sympla.

- Para marcar o centenário de Clarice Lispector, a Cepe vai lançar um livro de ensaios sobre a escritora e uma HQ, assinada por Clarice Hoffmann - coautora de O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos, finalista do Jabuti - , com ilustrações de Greg e Clara Moreira.

Comentários

Últimas notícias