NOTA DE PESAR

Autoridades lamentam a morte do cantor Genival Lacerda

Autoridades comentam e lamentam a morte do cantor paraibano, que estava internado desde novembro de 2020

Daniel Ferreira
Daniel Ferreira
Publicado em 07/01/2021 às 10:00
Notícia

Divulgação
Genival Lacerda morreu na manhã desta quinta-feira (7), em decorrência da covid-19 - FOTO: Divulgação
Leitura:

Matéria em atualização*


O Gabinete de Imprensa da Prefeitura do Recife emitiu uma nota de pesar, em nome do recém empossado prefeito João Campos, lamentando o falecimento do cantor paraibano Genival Lacerda, que morreu na manhã desta quinta-feira (7), em decorrência da covid-19. Ele estava internado desde o mês de novembro e há mais de 30 dias respirava com a ajuda de aparelhos.

 

>> Artistas comentam morte do cantor Genival Lacerda, vítima da covid-19

>> Covid-19: Pazuello diz que Brasil tem 354 milhões de doses de vacinas asseguradas, mas não confirma data de início da imunização

>> Genival Lacerda morre aos 89 anos no Recife após contrair covid-19

 

Confira a nota na íntegra:

 

"Foi com tristeza que recebemos a notícia de que o multitalentoso Genival Lacerda perdeu a batalha para a covid-19. Aos 89 anos, tratava o Recife como sua cidade de coração. Sua carreira de mais de meio século dedicada ao forró e à alegria de viver deixará órfãos gerações de amantes da boa música. Sua memória estará sempre presente na história da nossa cidade, onde foi homenageado oficial do São João de 2015. Quero me solidarizar com sua família, amigos e todos aqueles que, certamente, levarão o seu legado à frente".

João Campos
Prefeito do Recife


PAULO CÂMARA


O governador de Pernambuco faz parte das autoridades que se pronunciaram acerca da morte de Genival Lacerda. Ele destacou o cantor como um dos maiores ícones da cultura nordestina, ressaltando o fato de que, apesar de ter nascido na Paraíba, ele era um cidadão pernambucano. "Sua música cantou nossas tradições e seu humor divertiu gerações. Expresso aqui meus sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Genival", diz a nota em nome de Paulo Câmara.

 

GERALDO JÚLIO

O ex-prefeito do Recife, Geraldo Júlio, utilizou sua página no Instagram para homenagear Genival. Em um texto, ele corrobora com a alegria do artista destacada por todos que falam dele e lembra do contato que teve com o mesmo, ainda enquanto gestor do munícipio. "Em 2015, tive a honra de, em nome dos recifenses, homenagear Genival Lacerda no São João do Recife. Meus sinceros sentimentos a sua família, amigos e fãs", escreveu.


MARCELO CANUTO

O presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, Marcelo Canuto, também emitiu uma nota de pesar. Ele ressaltou as qualidades do artista e a falta que ele fará para a cultura local. "Pernambuco acordou triste com a notícia da partida do nosso querido Genival Lacerda. Em seus mais de 60 anos de carreira, Genival, que nasceu na Paraíba mas construiu sua trajetória a partir de Pernambuco, nos brindou com um cancioneiro de expressão e suingue únicos, divertido, sarcástico, picante. Sua presença, sempre alegre e inteligente, vai deixar saudade, mas as canções inconfundíveis que compôs ficarão para eternizar a importância desse mestre para a cultura do povo nordestino", afirmou.

 

GONZAGA PATRIOTA

O deputado federal do PSB/PE, Gonzaga Patriota, foi mais uma autoridade que lançou uma mensagem em referência ao falecimento do cantor. Confira: "O coronavírus fez mais uma vítima, nosso querido Genival Lacerda. O legado artístico desse grande pernambucano, sertanejo e defensor da nossa cultura ficará para sempre nas nossas memórias. Perdemos um legítimo representante do forró, da alegria e das nossas tradições. Que Deus esteja ao seu lado neste momento e conceda-lhe o descanso eterno em sua glória. Aos familiares e amigos, nosso voto de profundo pesar. Que nosso Pai do céu, dê o conforto aos corações de todos", emitiu.

 

GILBERTO FREYRE NETO

O secretario de Cultura de Pernambuco expressou profundo pesar com a notícia da partida do artista e foi mais um que ressaltou a irreverência do paraibano-pernambucano. "Para mim, ele sempre foi esse símbolo da identidade nordestina, um artista irreverente e criativo ao seu modo. Não haverá outro como Genival Lacerda. É uma perda muito sentida", lamentou Gilberto Freyre Neto.

 

ERIBERTO MEDEIROS

O presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco resumiu em uma nota emitida e enviada, os sentimentos que o consomem após tomar conhecimento da morte de Genival Lacerda e deixou claro que o artista sempre enalteceu o imaginário popular nordestino. "Pernambuco se entristeceu hoje, com o falecimento do grande cantor e compositor Genival Lacerda. Um filho da Paraíba que o nosso Estado adotou pelo reconhecimento da sua contribuição ao nosso forró. Um dos ritmos mais queridos do povo pernambucano, Genival Lacerda construiu sua marca no forró com irreverência e alegria, sempre enaltecendo o nosso imaginário popular nordestino. Tivemos a honra de ouvi-lo cantar seus sucessos na Assembleia Legislativa, em 2019, numa homenagem aos forrozeiros. Fica, agora, a memória de um artista que sem dúvida vai deixar saudades na nossa gente. Que Deus conforte seus familiares e amigos nesse momento de dor", afirmou.

 

Cobertura da TV JC

 

Comentários

Últimas notícias