Literatura

Cepe planeja lançar 50 livros em 2021

Na lista há ensaios, romances, crônicas, contos, HQ, entre outros, de autores pernambucanos e nacionais

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/01/2021 às 16:18 | Atualizado em 18/01/2021 às 16:18
Notícia
X

A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que em 2020 publicou 32 livros, pretende aumentar para 50 o número de lançamentos em 2021. Na lista há autores locais e nacionais com ensaios, romances, crônicas, contos, poesias, HQs, obras de ficção e livros vencedores do Prêmio Cepe Infantil e Prêmio Cepe Nacional de Literatura.

“Estamos trabalhando com uma estimativa que, claro, depende de um contexto de pandemia (da Covid-19) e de outras questões, a previsão é lançar 50 livros se o cenário for favorável ao nosso planejamento”, afirma o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes. A proposta, diz ele, é continuar valorizando a diversidade de gêneros literários do catálogo da editora.

Entre os lançamentos previstos estão Coros, Contrários, Massas, de Flora Sussekind, considerada uma das principais críticas literárias do Brasil, e Yes, Nós Temos Coca-Cola, do historiador e bacharel em gastronomia Frederico Toscano. O trabalho faz um apanhado da presença estadunidense no Nordeste durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e como esse período introduziu novos costumes na região, inclusive alimentares.


A lista também inclui Viagem ao País do Futuro, da jornalista portuguesa Isabel Lucas, composto por uma série de 12 reportagens que ela produziu em andanças pelo Brasil e publicou no Suplemento Pernambuco, jornal literário da Cepe, em 2020. No campo da ficção, a editora lançará O Grande Cuspe, de Everardo Norões.

MAIS LANÇAMENTOS

Pelo Selo HQ, a Cepe apresentará aos leitores Ragu 8, título organizado por João Lin, Cristiano Mascaro, Paulo Floro e Dandara Palankof. Em 2021, a Cepe lançará ainda Crônicas Comunistas, livro organizado pelo jornalista Ricardo Japiasssu com textos de O Tacape; a novela Dois Andantes e um Satélite, de José Alfredo dos Santos Abrão; Comer com os Olhos, de Raul Lody e Janete Costa: Arquitetura, Design e Cultura Popular, com organização Proa Cultural. Todas as publicações serão impressas.

Tags

Autor