LITERATURA

Autora pernambucana transforma dureza das listas de tarefas em dicas para lidar com os anseios do dia a dia

'Tática Operacional Para Sobreviver ao Cotidiano', primeiro livro de Lara Ximenes, propõe quebrar o entendimento das listas como algo puramente utilitário

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 19/01/2021 às 6:00 | Atualizado em 10/06/2021 às 1:30
Notícia
X

Aos esquecidos, angustiados e ansiosos é dedicado o primeiro registro formal de escritos da jornalista e autora pernambucana Lara Ximenes. Isso porque Tática Operacional Para Sobreviver ao Cotidiano (editora Chuvisco, 80 páginas, R$ 35) faz justiça ao título ao reunir em listas, convertidas em linguagem poética, trocas e orientações sobre como lidar com grandes e pequenas aflições cotidianas, sobretudo durante a pandemia.

O livro é fruto da pós-graduação em escrita criativa que Lara cursou entre 2019 e 2020 e para o qual teve orientação de Natália Borges Polesso, vencedora do prêmio Jabuti 2016 com os contos e crônicas de Amora. Aos 25 anos, ela conta que sua publicação materializa a ligação íntima que alimenta desde criança com a escrita e as listas, além de propor quebrar o pensamento massivo de que estas são puramente utilitaristas.

"Em 2015, ganhei um planner, tentei usar e deu super errado. Encontrei essa agenda ano passado e vi que a primeira lista de metas que escrevi nela continha pontos como 'não enlouquecer' e 'lidar melhor com as coisas'. Em vez de dietas ou cursos [tipicamente registrados nesse tipo de objeto], fui me dando instruções de sobrevivência. Percebi que as listas têm esse potencial mais subjetivo. E que nem sempre vai dar para organizar tudo, mas que vale a pena contemplar a tentativa", conta a autora ao JC.

O processo construtivo de Tática Operacional... também foi um período de maturação das habilidades como escritora, como o aprimoramento da disciplina na criação. "Lido muito com meus problemas, minhas reflexões e angústias, escrevendo sobre eles. E na quarentena não faltaram angústias. Pensei, então, que quanto mais eu escrevesse, mais estaria aperfeiçoando a técnica, ao mesmo tempo em que estaria colocando essas angústias para fora. Funcionou como um exercício diário de ter algo para melhorar - a técnica - e [um refúgio para] desabafar nesse período de isolamento".

Houve, ainda, o sentimento de alcançar outra etapa no ofício de exposição que a literatura pode significar. Lara estava acostumada a compartilhar seus textos com os outros, blogs e redes sociais são plataformas para isso há alguns anos, mas o livro carrega outra simbologia. Nele há de passagens que conversam facilmente com diferentes receptores ("querer/não ter/ ter/não se satisfazer/perder/deixar ir/querer outra coisa", escreve em o ciclo da insatisfação) a relatos bem pessoais a respeito de observações sobre o  mundo. Um dos mais belos foi intitulado quando vi mulheres felizes (e fiquei feliz também) - leia trecho abaixo.

"(...) Mulheres lançando livros

Mulheres fazendo poesia

Mulheres dançando frevo

Mulheres desenhando

Mulheres surfando

Mulheres descansando

Mulheres deitadas

Mulheres lendo mulheres

Mulheres fazendo velas

Mulheres abrindo o próprio negócio

Mulheres andando de patins

Mulheres amando mulheres"

-  quando vi mulheres felizes (e fiquei feliz também)

MARIANA GALLINDO/DIVULGAÇÃO
Livro é resultado da pós-graduação da autora em escrita criativa - MARIANA GALLINDO/DIVULGAÇÃO

"Para mim, o legado das listas, além desse teor de utilidade, foi o de descobrir que elas me ajudam a não ignorar o que eu sinto. Recentemente, visitei minha avó na UTI, aquele espaço branco, frio. Então, comecei a listar mentalmente os detalhes que, mesmo naquela situação, fazem ela ser quem é. Ela tinha o terço na mão, por baixo da bata do hospital dava para ver a marca de bronzeado do maiô, o cabelo preso... é como uma organização emocional mesmo", confessa Lara.

Leia também: Pernambucana Cida Pedrosa é a grande vencedora do Prêmio Jabuti

Leia também: Carlos Gomes lança livro de trocas e entrevistas com onze artistas da música contemporânea nacional

Leia também: Pesquisadora pernambucana lança livro no qual investiga as estruturas do trabalho cultural no Brasil

CONSTRUÇÃO COLETIVA

Tática Operacional para Sobreviver ao Cotidiano é a primeira publicação oficial da recifense Chuvisco, gerida por Gabriela L'Amour, diagramadora da produção, e Manuela Sobral, responsável pelas ilustrações. A editora é focada em obras de artistas independentes, com os quais trabalha de forma próxima e afetiva.

A pré-venda está disponível para a região metropolitana neste link, onde será possível comprar nacionalmente a partir de 1º de fevereiro. "Trabalhar nesse projeto trouxe beleza para os meus dias de quarentena", ressalta Manuela.

"Algumas dores e sofrimentos podem ser universais, respeitando, claro, lugares de privilégios e pontos de fala. Mesmo que você sinta de forma diferente, saber que outra pessoa também passou por aquilo te deixa menos sozinho. Para escritores e escritoras, ter essa ciência funciona como um 'tudo bem não estar bem', principalmente nessa onda de positividade tóxica e felicidade nas redes sociais, em que todos precisam aparentar estar bem a todo custo", encerra Lara.

SERVIÇO

Tática Operacional Para Sobreviver ao Cotidiano, de Lara Ximenes

Editora Chuvisco, 2020, 80 páginas

Pré-venda a partir de 18/1, em linklist.bio/ChuviscoEditora

Venda nacional a partir de 1º/2, no mesmo endereço

Valor: R$ 35

Tags

Autor