Música

Rec-Beat 2021 divulga programação com MC Troia, Karol Conká, Céu e mais

Versão digital do evento será realizada no dia 14 de fevereiro, com apresentações gravadas

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 22/01/2021 às 11:33 | Atualizado em 22/01/2021 às 11:46
Notícia
X

O Rec-Beat, que em 2021 acontecerá de forma digital, anunciou os nomes que irão compor essa edição. Entre as atrações estão Karol Conká, recentemente anunciada como uma das participantes do Big Brother Brasil, MC Troia, Mateus Aleluia e O Terno. O evento acontece dia 14 de fevereiro, em pleno domingo de Carnaval, com mais de cinco horas de duração, em transmissão gratuita através do YouTube do festival (youtube.com/recbeatfestival).

Realizado tradicionalmente no Cais da Alfândega, durante o Carnaval do Recife, o festival precisou se adaptar às restrições impostas para conter a pandemia do novo coronavírus. Esta edição tem o patrocínio da Oi e apoio do Oi Futuro e traz em sua programação as características do Rec-Beat, com uma diversidade sonora que une tradição e novos nomes da cena brasileira e internacional.



Renomeado de Rec-Beat SP, o festival vai para o digital sem abandonar a experiência das ruas, através da produção de conteúdo cinematográfico registrado em locais icônicos de São Paulo e Recife, como o Marco Zero e o Largo do Paissandu.

Se apresentam nesta edição: Karol Conká, Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu. Além dos shows, performances compactas, em formato de drops de poesia, dança e música, pontuarão os intervalos dos shows.

Se apresentam na programação de drops a poeta Kimani, a escritora Luna Vitrolira, a cantora e compositora Alice Marcone com seu queernejo; a violeira pernambucana Laís de Assis, o bailarino e coreógrafo Rubens Oliveira, além da poesia de Adelaide Santos e uma homenagem a Miró da Muribeca.

A realização desta edição é resultado de uma associação da Rec-Beat Produções com Digo Amazonas (Ao Redor Produções) e João Bagdadi (selo RISCO). A produção do conteúdo audiovisual é da Panamá Filmes, com direção de Filipe Franco e duo Cinza.


Programação

Karol Conká apresenta no festival as canções do disco Ambulante, em uma apresentação gravada na Pinacoteca de São Paulo. Gravado no topo de um edifício no centro da capital paulista, o show de Céu terá a acontora acompanhada de Pupillo e Lucas Martins, em um show que reúne hits dos seus mais de 15 anos de carreira, além de faixas do seu mais novo e aclamado álbum, Apká.

A programação conta também Mateus Aleluia, entoando canções do álbum Olorum. A performance do músico baiano foi gravada no interior da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, em São Paulo, onde ele tocou acompanhado do Maestro Ubiratan Marques e do percussionista Vitor da Trindade.

Também na capital paulista, a banda O Terno apresenta show inédito do seu elogiado quarto álbum, “”, lançado em 2020. Formado por Tim Bernardes na guitarra e voz, Guilherme no baixo e Biel Basile na bateria, a gravação foi realizada no Viaduto Santa Ifigênia.

No Recife, a SpokFrevo Orquestra reúne, no Marco Zero, o Maestro Spok à frente de seus 17 músicos, dando ao frevo um tratamento diferenciado, com arranjos modernos e harmonias que buscam a liberdade de expressão em improvisos, com clara influência do jazz. No Cais da Alfândega, onde acontece tradicionalmente o Rec-Beat, o fenômeno do brega-funk recifense MC Troia realiza seu espetáculo com direito a dançarinas de passinho. 

Cantora, compositora e artista visual, Luiza Lian se apresenta ao lado de Charles Tixier numa performance que une espiritualidade e realidade urbana com repertório dos seus discos Azul Moderno e Oyá Tempo, e uma música inédita. Com mapping e iluminação planejadas especialmente para essa edição do Rec-Beat, o show foi gravado na escadaria do Theatro Municipal, espaço que já testemunhou eventos importantes da arte no Brasil.

O grupo Ilú Obá de Min, referência na cultura negra do Brasil, também pode ser visto em apresentação registrada no Largo do Paissandú, na capital paulista, tradicional espaço do Carnaval de rua de São Paulo. O músico Getúlio Abelha, que une em sua música o forró tradicional, o pop (com atitude punk) e o eletrônico canta em show registrado na Praça Antônio Prado, em São Paulo.


Formação

O Rec-Beat SP também contará com atividades em torno da economia da cultura no Brasil e sua profissionalização. Nesta edição, o festival conta com atividades formativas (workshops), painel e debate sobre produção fonográfica, produção artística, criatividade e música periférica. Detalhes sobre as inscrições, datas e os artistas que irão ministrar os encontros ainda serão divulgados. Essas atividades precedem o evento principal e também serão gratuitas.

 

Tags

Autor