DESPEDIDA

Tarcísio Pereira marcou época e influenciou gerações; acompanhe a repercussão da morte do fundador da Livro 7

O editor e empresário faleceu na noite da segunda-feira (25) em decorrência de sequelas deixadas pela covid-19

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 26/01/2021 às 10:40 | Atualizado em 26/01/2021 às 11:51
Notícia
X

Nesta segunda-feira (26), Pernambuco foi surpreendido com a morte de um dos mais importantes nomes da cena cultural do Estado, Tarcísio Pereira. O editor e empresário, fundador da livraria Livro 7, faleceu na noite da segunda-feira (25) em decorrência de sequelas deixadas pela covid-19. Políticos e instituições lamentaram a perda.

>> Tarcísio Pereira, da Livro 7, foi o maior patrono da leitura no Nordeste

"Pernambuco perdeu hoje um potiguar que marcou época e influenciou gerações com a sua icônica Livraria Livro 7, na Boa Vista, Centro do Recife. Quero expressar aqui meu pesar aos familiares e amigos de Tarcísio, nesse momento de dor", escreveu o governador do Estado, Paulo Câmara (PSB), através de nota oficial divulgada nesta manhã.

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), também prestou condolências. “O Recife perdeu um ícone do incentivo às letras e à literatura na nossa cidade".

Isabella relembrou ainda da importância que Tarcísio e sua livraria tiveram em sua jornada, desde a infância até a vida acadêmica. "Minhas irmãs e eu esperávamos com ansiedade o dia de ir passear na livraria com o meu pai. Já na faculdade de Pedagogia e de Direito, a Livro 7 passou a ser meu porto seguro para encontrar as referências de que necessitava. Que falta faz a livraria. Que falta vamos sentir do vigor e do carisma de Tarcísio, do seu talento para agregar, fazer amizades e distribuir afetos", completou. 

>> Tarcísio Pereira, fundador da Livro 7, morre aos 73 anos no Recife

A Secretaria de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) também divulgaram nota de pesar sobre o falecimento do empresário. "Nos anos 70, ele foi responsável pela criação da Livro 7. A livraria localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, era um ponto de encontro para estudantes, artistas, intelectuais e amantes dos livros em geral, tornando-se um marco para as gerações literárias de Pernambuco", relata comunicado. 

Para o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, o trabalho incansável de Tarcísio "foi responsável por revelar grandes talentos e por movimentar durante anos a cena cultural pernambucana". "Sua partida deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida", completa. 

O livreiro deixa a esposa, quatro filhos e cinco netos. Tarcísio será velado nesta terça-feira (26), entre 11h e 15h, no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.

Leia todas as notas de pesar na íntegra: 

Paulo Câmara, Governador de Pernambuco:

"Pernambuco perdeu hoje o editor Tarcísio Pereira, um potiguar que marcou época e influenciou gerações com a sua icônica Livraria Livro 7, na Boa Vista, Centro do Recife. A Livro 7 abriu as portas em 1970 num espaço de 20 metros quadrados e, graças ao amor de Tarcísio pela literatura, se transformou num complexo cultural registrado pelo Guiness Book como a maior livraria do Brasil. Quero expressar aqui meu pesar aos familiares e amigos de Tarcísio, nesse momento de dor."

Isabella de Roldão, vice-prefeita do Recife:

“O Recife perdeu na noite da segunda um ícone do incentivo às letras e à literatura na nossa cidade. Lamento profundamente a partida do livreiro Tarcísio Pereira, fundador da mítica Livro 7, que guardo com muito carinho nas minhas memórias de infância e de jovem estudante. Minhas irmãs e eu esperávamos com ansiedade o dia de ir passear na livraria com o meu pai. Já na faculdade de Pedagogia e de Direito, a Livro 7 passou a ser meu porto seguro para encontrar as referências de que necessitava. Que falta faz a livraria. Que falta vamos sentir do vigor e do carisma de Tarcísio, do seu talento para agregar, fazer amizades e distribuir afetos. Felizmente, tive a oportunidade de homenageá-lo em vida, com um voto de aplauso na Câmara do Recife, em 2014, quando ainda era vereadora. Vá em paz, querido. A magia dos encontros que você proporcionava em torno dos livros continuará em nossos corações, como a marca que você deixa no Recife.”

Secult-PE e Fundarpe: 

"A Secretaria de Cultura e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco lamentam profundamente a perda de uma das figuras mais importantes para a cena literária e cultural pernambucana: Tarcísio Pereira, fundador da lendária Livro 7, que faleceu nesta última segunda-feira (25), por conta de complicações da Covid-19.

Nos anos 70, ele foi responsável pela criação da Livro 7. A livraria localizada na Rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista, era um ponto de encontro para estudantes, artistas, intelectuais e amantes dos livros em geral, tornando-se um marco para as gerações literárias de Pernambuco.

O espaço congregava lançamentos e reunia os grandes nomes da literatura pernambucana, como Hermilo Borba Filho, Antonio Torres, Nagib Jorge Neto, José Mário Rodrigues, Joaquim Cardozo, Gilberto Freyre e João Cabral de Melo Neto, além de promover vários eventos, como recitais, debates, projeções de filmes em super-8, exposições/performances e torneios de xadrez.

Por ser muito mais do que uma livraria, a Livro 7 era um verdadeiro polo cultural da cidade e foi pioneira em conceitos utilizados por grande livrarias atualmente, como espaços amplos, cadeiras para leitura e eventos que ultrapassavam as barreiras das literatura, fatos que permitiram sua expansão para mais três estados do Nordeste: Ceará, Paraíba e Alagoas.

Mesmo após o encerramento da Livro 7, em 1998, o seu fundador permaneceu dedicando-se ao ramo dos livros. Além de integrar a diretoria da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), ele mantinha sua própria editora, a Tarcísio Pereira Editor, no bairro da Madalena.

"Tarcísio era um verdadeiro amante dos livros. Seu trabalho incansável à frente da livraria foi responsável por revelar grandes talentos e por movimentar durante anos a cena cultural pernambucana. Sua partida deixa uma lacuna que dificilmente será preenchida", ressalta o presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto.

Já o secretário Gilberto Freyre Neto, destaca que "mesmo fechada há tanto tempo, a Livro 7 reside/resiste na memória coletiva e afetiva da cidade. São lembranças saudosas que marcaram para sempre toda uma geração de escritores e leitores que frequentavam aquele templo do livro, fundado por Tarcísio".

À família, amigos e admiradores do legado de Tarcísio Pereira, ficam aqui registrado nosso pesar e nosso profundo respeito por tudo que ele construiu ao longo da vida."


Tags

Autor