Laboratório gratuito de curta-metragem abre inscrições
Aulas serão ministradas pelos roteiristas e diretores Enock Carvalho e Matheus Farias
O CurtaLab - Laboratório de Desenvolvimento de Curtas-Metragens está com inscrições abertas, até 1º de fevereiro, para diretores e diretoras iniciantes do Norte e Nordeste que desejam desenvolver e aperfeiçoar seus projetos através de um workshop e consultorias individuais. Conduzido por Enock Carvalho e Matheus Farias, o laboratório irá abordar todas as etapas de realização de um curta-metragem.
As atividades serão realizadas de 8 a 12 de fevereiro de forma online e telepresencial através da plataforma Zoom. Serão trabalhadas desde a gestação do roteiro, passando pelas possibilidades de financiamento, pela produção da obra e direção, até a distribuição para festivais, plataformas de streaming e TV.
Durante o CurtaLab também serão realizadas conversas com o produtor mineiro Thiago Macêdo Correia, a roteirista catarinense Cíntia Domit Bittar e a curadora e crítica recifense Carol Almeida. Essas falas serão abertas ao público em geral, com transmissão online.
Os interessados em participar do CurtaLab devem se inscrever gratuitamente de 22 de janeiro a 01 de fevereiro no site www.curtalab.com.br. O CurtaLab é realizado pela Gatopardo Filmes com incentivo da Lei Aldir Blanc, via edital do Governo de Pernambuco, Fundarpe, Secult-PE.
O resultado da seleção será divulgado no dia 03 de fevereiro no site www.curtalab.com.br e por email aos inscritos. O workshop conta com 30 vagas e as consultorias tem 10 vagas. Para participar, é necessário ter dirigido no máximo dois curtas-metragens lançados publicamente. Para as consultorias, o/a candidato/a precisa ter projeto de curta-metragem em desenvolvimento ou em finalização, contanto que seja o primeiro ou segundo curta-metragem.
REALIZADORES
Roteiristas, diretores e produtores, Enock e Matheu estão à frente da Gatopardo Filmes. Juntos, os pernambucanos dirigiram três curtas-metragens, exibidos em mais de 80 festivais ao redor do mundo, entre eles Inabitável. A obra foi selecionada para o Festival de Sundance, nos Estados Unidos, além de ter sido premiada em outros eventos voltados para a sétima arte, como o Festival de Gramado.
Fundada em 2016, a Gatopardo Filmes é voltada para o cinema independente, com foco na produção de curtas e longas-metragens que tenham como pilares a pesquisa por narrativas que quebrem expectativas. Os filmes produzidos já foram exibidos em mais de 80 festivais no Brasil e no mundo, como o Festival de Sundance (EUA), Festival de Moscou (Rússia), Rome Independent Film Festival (Itália), London Short Film Festival (Reino Unido), New Directors New Films (Portugal), Festival de Brasília (DF) e Festival de Gramado (RS).
A Gatopardo também atua no segmento de distribuição de cinema, com criação de trailers, teasers, promos, spots de TV, making ofs, pílulas e marketing digital para cinema.