Cinema

Semana do Audiovisual Negro abre inscrições para filmes

Nesta edição, que será virtual, curadoria propõe uma aproximação entre os cinemas negro e indígena

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 26/01/2021 às 13:39
Notícia
X

A segunda edição da Semana do Audiovisual Negro está com as inscrições abertas para realizadores interessados em exibirem seus filmes na mostra, que será realizada de 8 a 14 de março, em formato online. Este ano, a ideia da curadoria é refletir sobre ancestralidade e territorialidade das imagens, a partir da aproximação entre o cinema negro e o cinema indígena, possibitando também a inscrição de filmes dirigidos por indígenas nesta edição.

Diretores e diretoras negras e indígenas de todo Brasil podem inscrever seus curtas-metragens na Semana, que tem caráter competitivo. Os curtas precisam ter duração máxima de 30 minutos e terem sido realizados a partir de janeiro de 2019. Podem participar filmes de ficção, documentais, experimentais e animações, incluindo produções universitárias ou de contextos formativos. As inscrições de curtas-metragens podem ser feitas, gratuitamente, de 20 a 31 de janeiro de 2021 através do link https://bit.ly/Inscrições_Filmes_SAN.

Os curtas-metragens serão avaliados por uma curadoria composta por integrantes da Semana do Audiovisual Negro e curadores convidados e convidadas. As obras selecionadas serão divulgadas até o dia 28 de fevereiro de 2021, através das redes sociais do evento (Instagram @audiovisual.negro e no Facebook semanadoaudiovisualnegro ) e por email aos responsáveis pela inscrição.


As exibições acontecerão durante a Semana do Audiovisual Negro e concorrem a três prêmios de R$ 1 mil cada. Os filmes selecionados ficarão disponíveis em plataforma online durante toda a programação da Semana do Audiovisual Negro.

OFICINAS

Serão ofertadas durante a semana três oficinas gratuitas: Videoarte Ação, com Lia Letícia; Cinema de Animação Negra, com Kalor Pacheco; e Cinema Lésbico, com Mariana Souza. Os interessados poder obter mais informações e se inscrever no período de 01 a 10 de fevereiro de 2021 no link https://bit.ly/Oficinas_SemanaAudiovisualNegro. Os selecionados para as oficinas serão divulgados no dia 20 de fevereiro.


TRAJETÓRIA

A Semana do Audiovisual Negro é o primeiro festival de cinema, de caráter competitivo, criado em Pernambuco com o recorte racial. O evento foi criado diante da constatação que o mercado audiovisual brasileiro ainda restringe a distribuição do Cinema Negro. A mostra tem o objetivo de fortalecer o antirracismo dentro do cinema nacional e no estado de Pernambuco.

A primeira edição da Semana do Audiovisual Negro foi realizada em 2019, no Cinema UFPE e no no Centro de Artes e Comunicação da UFPE. Em 2020, o evento não aconteceu em decorrência da pandemia de Covid-19.

Toda a programação tem acesso gratuito e esta edição é realizada pelo Cineclube Alma no Olho em parceria com a Tarrafa Produtora e o incentivo do Edital da Lei Aldir Blanc, lançado pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. O evento conta com apoio do Coletivo de Negritude de Pernambuco, Cineclube Bamako, Cineclube Fazendo Milagres, Coletivo Ficcionalizar e Cinema UFPE.

Tags

Autor