Cinema

Camilo Cavalcante ministra oficina gratuita para filmes de baixo orçamento

Inscrições estão abertas até 22 de fevereiro e aulas começam em março

JC
Cadastrado por
JC
Publicado em 08/02/2021 às 13:06
DIVULGAÇÃO
Camilo Cavalcante é um dos principais expoentes do cinema pernambucano - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

O cineasta Camilo Cavalcanti realiza em março a oficina gratuita Filme de Baixo Orçamento. As atividades serão realizadas de forma online e a ideia é instigar a produção independente a partir do compartilhamento de estratégias econômicas para a realização de uma obra cinematográfica. As inscrições estão abertas até o dia 22 de fevereiro.

Na oficina, os participantes terão contato com tópicos fundamentais dos processos técnicos, artísticos e operacionais que envolvem uma produção cinematográfica. Para tanto, Camilo Cavalcante usará exemplos práticos, a partir da análise de filmes. As aulas abordarão desde a concepção de uma ideia para uma obra até sua fase de produção.

Entre as obras analisadas na oficina estão curtas-metragens idealizados e produzidos pelo cineasta pernambucano, com Cálice (1995), seu primeiro filme; Os dois velhinhos (1997); Rapsódia para um homem comum (2005), entre outras. O longa-metragem A História da Eternidade, que recebeu 28 prêmios em festivais nacionais e internacionais, também será exibido, analisado e debatido e debatido na oficina.

A oficina, que conta com o apoio da Lei Aldir Blanc, através do Governo de Pernambuco e produção da Aurora Cinema, será realizada nos dias 10, 12, 15, 17 e 19 de março, das 19h às 21h, através da plataforma Zoom. Para se inscrever, é necessário acessar este link e ter idade mínima de 18 anos. Ao todo, são 30 vagas e os selecionados serão divulgados no dia 1º de março.

>> Periférica - Mostra de Cinema de Camaragibe abre inscrições para curtas

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira Interior (Portugal) e graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, Camilo Cavalcante é roteirista, diretor e produtor de 14 curtas-metragens, com mais de 130 prêmios em mostras e festivais de audiovisual. É também diretor dos A História da Eternidade (2014) e King Kong em Asunción (2020), ganhador de quatro prêmios no Festival
de Gramado, entre eles Melhor Filme (Júri Oficial) e o Prêmio do Público.

Comentários

Últimas notícias